Uso de uma piscina de vinil na laje é seguro?

Prezado,

Tenho uma laje que serve como área de recreação, como não tenho histórico da construção, acredito que a laje deve seguir o padrão de 150 Kgf por m², a minha laje tem as dimensões de 3,84 metros de largura por 3,11 metros de profundidade(estou considerando área útil(sem a área ocupada pela parede), acredito que não há uma viga de reforço em sentido contrario da largura, a piscina de vinil tem 2,60x1,60x0,65 cm(considerar para calculo altura d'agua de 56 cm) , capacidade para 2.282 litros, a intenção é coloca-la basicamente rente as paredes do lado contrario de uma churrasqueira de alvenaria. A principio acredito que não haverá problemas, devido a área de distribuição de carga ser uniforme e teoricamente estática.

Mas aguardo opiniões e conselhos para eliminar riscos.

Desde já agradeço a todos.

Obrigado.

Uso de uma piscina de vinil na laje é seguro?

Prezado,

Tenho uma laje que serve como área de recreação, como não tenho histórico da construção, acredito que a laje deve seguir o padrão de 150 Kgf por m², a minha laje tem as dimensões de 3,84 metros de largura por 3,11 metros de profundidade(estou considerando área útil(sem a área ocupada pela parede), acredito que não há uma viga de reforço em sentido contrario da largura, a piscina de vinil tem 2,60x1,60x0,65 cm(considerar para calculo altura d'agua de 56 cm) , capacidade para 2.282 litros, a intenção é coloca-la basicamente rente as paredes do lado contrario de uma churrasqueira de alvenaria. A principio acredito que não haverá problemas, devido a área de distribuição de carga ser uniforme e teoricamente estática.

Mas aguardo opiniões e conselhos para eliminar riscos.

Desde já agradeço a todos.

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 2
Rogerio
R. M. Arquitetura (Santo André, São Paulo) R. M. Arquitetura - há 5 anos

Uma forma prática de lidar com essa questão é encher a piscina lentamente e monitorar a flexão da laje usando uma régua fixa à laje e distante do piso inferior, digamos, 20 cm. Encha a piscina gradativamente e faça medições intermitentes, verificando se o trabalho da laje é perceptível. Cautela e prudência são sempre bem-vindas!

Responder
Fernanda
Hax Engenharia (Curitiba, Paraná) Hax Engenharia - há 5 anos

Area piscina = 2,6*1,6 = 4,16m²

Vol. da piscina = 2,282m³

Peso específico da água 1000kgf/m³ ---> 1000kgf/m³ * 2,282m³ =2282kgf

Tensão = F/A ------> 22,82kN/4,16m² = 5,48 KN/m² ou 549 kgf/m²

Essa deveria ser a carga acidental calculada para sua laje. Recomendo fazer um reforço.

Se precisar de ajuda estou à disposição.

Responder
André
Particular - há 5 anos

Olá Fernanda.

Gostei da sua reaposta. Fiz uma questão parecida no topico anterior, se ouder me ajudar, lhe agradeço. Colo abaixo:

Moro em uma cobertura e gostaria de colocar uma piscininha de 700litros.

A espessura da laje é de 35cm de concreto. O predio tem aprox. 20 anos.

Sob o local que tenho reservado para a piscina nao há pilar, mas parce que há uma viga proxima.

Quero coloca-la em uma quina, rente às paredes.

A piscina é de montar, inflavel, mede 100x180cm, com. 70plitros. o que daria 388litros por metro quadrado. Entao uns 388kg por metro quadrado, penso eu.

Sendo leigo me parece bem grossa a laje (35cm) mas nao sei se é, e se isso influencia.

O que vocês acha? Ha perigo em montar a piscina?

Qual será o limite de peso?

Obrigado

Particular - há 5 anos

R: Provavelmente será necessario um pequeno reforço estrutural...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.