Vale a pena aproveitar paredes da construção antiga?

Estou em dúvida entre demolir uma casa térrea completamente para construir um sobrado ou aproveitar cerca de 50% das paredes existentes dela em suas posições atuais, derrubar as demais e construir mais cerca de 40% de paredes, criando uma casa térrea de metragem similar. Para otimizar custos, vale a pena aproveitar essas paredes ou a complexidade para juntá-las às novas paredes aumenta muito a mão de obra a ponto de não valer a pena? A construção é simples, e já tenho um esboço de como aproveitar a planta atual para fazer a desejada.

Vale a pena aproveitar paredes da construção antiga?

Estou em dúvida entre demolir uma casa térrea completamente para construir um sobrado ou aproveitar cerca de 50% das paredes existentes dela em suas posições atuais, derrubar as demais e construir mais cerca de 40% de paredes, criando uma casa térrea de metragem similar. Para otimizar custos, vale a pena aproveitar essas paredes ou a complexidade para juntá-las às novas paredes aumenta muito a mão de obra a ponto de não valer a pena? A construção é simples, e já tenho um esboço de como aproveitar a planta atual para fazer a desejada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

Alexandre, vale apena aproveitar aproveitar a estrutura existente, será um custo a menos a ser gasto. Para ampliar a residência e necessário avaliar a estrutura, e compatibilizar a existe com o novo layout. Para maiores informações entre em contato

Responder
Ari Firmino de Souza
Ari Firmino Autonomo (Santo André, São Paulo) Ari Firmino Autonomo - há 7 anos

Assim como existem uma obra nova, existem diversas obras de reformas, porem cada caso é um caso a se analisar friamente e além disto como uma regra básica só faça uma reforma se você tiver conhecimento de toda a estrutura anterior (projeto, planta etc), nunca altere nada por sua própria conta e sem a devida autorização dos órgãos competentes, pois isto evita acidentes graves e fortes dores de cabeça que nenhum Doril irá depois resolver sem sombras de dúvidas. Falo isto por conhecimento de causas, ou seja, conhecimento de reformas em lojas em shoppings e ou construção do zero também. Boa sorte!!!

Responder
André Souza
Solar Construções e Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Solar Construções e Reformas - há 7 anos

Bom dia, olha talvez voce gasto um pouço mais demolindo tudo mais voce vai construir tudo do seu jeito, talvez nem voceano mesmo saiba como é a estrutura e fundação dessa residência, voce irá gastar uma boa grana com engenheiro para analisar tudo isso aí é no final talvez a resposta seja demolir tudo.

Espero ter ajudado

Responder
Orlando Martins Mauro
Orlando Mauro Projetos Estruturais (Mairiporã, São Paulo) Orlando Mauro Projetos Estruturais - há 7 anos

Vale a pena manter as paredes existentes desde que não haja comprometimento das mesmas como trincas.

As lajes de piso do pavimento superior podem ser estudadas para não apoiar nas paredes existentes, mas na estrutura prevista para suportar as novas paredes.

No caso de o proprietário desejar que o forro do pavimento superior seja em LAJE, há necessidade de se prever estrutura de pilares e vigas para suporta-la, mais telhado.

Responder
Joao Matos Da Gama
Jmg- Mestre De Obras (Euclides da Cunha, Bahia) Jmg- Mestre De Obras - há 7 anos

Alexandre, bom dia da pra aproveitar sim as paredes desde que esteja benfeitas e estruturada pq na construçao nao podemos fazer milagres principalmente em sobrado. , mas mesmo assim existe produtos autamente leves para casa sobre as lajes

Responder
Agnes Botaccini
Agnes Botaccini - Arquitetura (São Caetano do Sul, São Paulo) Agnes Botaccini - Arquitetura - há 7 anos

Ola Alexandre,

Você disse que já tem o "esboço" do que quer para o aproveitamento do existente.

Se as paredes antigas estão em bom estado, são bem construídas, sim vale a pena.

Mas veja bem o "novo projeto", analise bem todos os detalhes para não aproveitar apenas por aproveitar. Veja também todas as instalações tanto elétricas como hidráulicas.

Veja, a casa é térrea e você quer levantar um sobrado.

A estrutura dessas paredes tem que ser muito bem analisadas. A fundação também.

O melhor e você ter um projeto bem elaborado para não desperdiçar tempo e dinheiro.

Podemos fazer uma consultoria técnica para verificação de todos os detalhes antes de tomar

uma decisão.

Entre em contato.

*Agnes Botaccini

Arquiteta Urbanista . Paisagista. Design

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região