Qual é o valor do m2 da construção de casas em SP?

Gostaria de saber valores para construir sobrado em média 100mt para entregar somente rebocado

É o valor do mt2 em cotia -sp

Qual é o valor do m2 da construção de casas em SP?

Gostaria de saber valores para construir sobrado em média 100mt para entregar somente rebocado

É o valor do mt2 em cotia -sp

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 4
Silvano Ferraz
Ferrazsilvasp (Guarulhos, São Paulo) Ferrazsilvasp - há 3 anos

O Custo Unitário Básico (ou CUB) de construção nada mais é do que o orçamento de 3 tipos de insumos para a construção de um projeto-padrão (materiais + mão de obra + equipamentos utilizados durante a construção) dividido pela área construída. Assim chega-se ao valor em R$/m2 médio de uma construção.

No caso de São Paulo esse valor pode chegar a R$ 1.477,07

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.477,07 por metro quadrado em agosto de 2020.

A mão de obra passou a custar R$ 522,21 por metro quadrado em 2020.

Sendo assim, sabemos que o valor do CUB é 80% do valor total da obra, basta fazer uma regra de três e calcular os 20% restantes para ter o custo da sua construção.

Em um exemplo de casa com 100 m² sabemos que R$ 147.070,00 é 80% do valor total, logo, pela regra de três, o valor total da obra é de R$ 184.633,80.

Sendo que:

Mão de Obras resulta em R$ 52.221,21.

Material + equipamentos resulta em R$ 92.586,00.

Os 20% restantes de despesas resulta em R$ 39.826,80

Lembramos que o CUB não contempla valores de projetos, administração de obras, fundação e serviços preliminares e complementares (muros, portões, projeto de luminotécnica mais específico, materiais de segurança, cerca elétrica, jardins, cobertura de garagens, calçadas, cozinha planejada, móveis embutidos).

Uma estimativa desses custos complementares da construção de padrão médio, em terreno firme e plano, é de custar entre 30% a 40%, média de 35% do valor calculado para a construção.

E não devemos esquecer dos impostos referentes à obra, que dependendo da prefeitura é de 5% do valor venal calculado por eles.

Enfim, uma casa com 100 m2 de construção, padrão médio, em terreno plano e firme deve chegar entorno de um total de R$ 250.000,00. O que indica que, considerando o valor médio de edificação residencial térrea e valores de terrenos em cidades da Grande São Paulo, ainda é vantagem para o cidadão construir sua casa própria.

Responder
Nilson Pereira
Araújo Reformas (Itaquaquecetuba, São Paulo) Araújo Reformas - há 3 anos

Bom dia Patrícia o valor em média em por mtr 280 a 330.Depende to tipo de terreno.ok estou a disposição ok

Responder
Particular - há 3 anos

R: Tudo dependerá do padrão desejado e do projeto, podendo varia de 1600 a 3500 reais / m2

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região