Como funciona o serviço de orçamento do habitissimo?

Em menos de um minuto e grátis

Peça on-line orçamento de fazer casa de alvenaria. Serviço totalmente gratuito e sem compromisso. Você pode receber e comparar vários orçamentos de fazer casa de alvenaria dos melhores profissionais.

Preço de fazer casa de alvenaria

Quanto custa um trabalho de fazer casa de alvenaria?

O preço médio é de

R$ 363.750
A partir de R$ 300.000 É o preço mais barato para fazer casa de alvenaria
Até R$ 425.000 Preço máximo que os profissionais nos passaram para os trabalhos de fazer casa de alvenaria

Esses preços são uma estimativa e podem variar em função da qualidade dos materiais, a duração da obra e as dimensões...

Para conseguir um orçamento personalizado:

Conteúdo dessa guia

Preços de fazer casa de alvenaria

Tipo Preço Informação adicional
Fazer casa de alvenaria com três quartos R$ 300.000150 m²
Fazer casa de alvenaria com piso de madeira R$ 400.000200 m²
Fazer casa de alvenaria com telha colonial R$ 425.000200 m²
Fazer casa de alvenaria com garagem interna R$ 330.000150 m²

Estes valores são aproximados e podem variar em função de outros fatores dependendo do tipo de trabalho

Informação útil

  • O preço médio a ser investido na construção de uma casa de alvenaria gira em torno de R$ 370,00 e R$ 1.600,00/m². A referência a ser seguida é o  Código de Obras e Edificações - COE e Plano Diretor de cada cidade, pois será necessário aprovar o projeto junto à prefeitura local. Dentre os projetos que devem ser elaborados estão: arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico.

  • Entre 3 e 5 meses
  • Dificuldade: Média

Saiba os tipos de casas que podem ser feitas em alvenaria e seus preços médios:

Fazer casa com fachada de alvenaria: A alvenaria pode ser feita tanto para construir a estrutura de uma casa, quanto fazer a sua fachada. Trata-se, basicamente, de usar o revestimento para fachadas em casas construídas em alvenaria estrutural, economizando na decoração de fachadas, usando a argamassa para preencher os blocos de concreto ou cerâmica. O preço médio para fazer casa com fachada de alvenaria é de R$ 300.000,00 para uma casa de 150m².

Fazer casa de alvenaria com dois pavimentos: As vantagens desse tipo de construção em alvenaria está associada a uma ampliação de espaço, sem que precise fazer mudanças bruscas no relevo do terreno de construção. Nesse tipo de obra, será necessário ter uma equipe mais robusta pois terão mais áreas com acabamento. A possibilidade de criação na parte inferior é diversa e pode ser usada para a construção de uma garagem, jardim ou um corredor extenso de entrada. O preço médio para fazer casa de alvenaria com dois pavimentos é R$ 500.000,00 para uma casa com área útil total de 250m².

Fazer casa de alvenaria com telhado acoplado: Dentro de um projeto arquitetônico para construção de uma casa de alvenaria, o telhado já pode estar acoplado no planejamento, sendo um aspecto que pode influenciar nos custos da obra, mas que ao mesmo tempo, estará agilizando a entrega. A praticidade também se apresenta na hora da escolha de telhas, que terão sua instalação facilitadas, sem precisar de manutenção imediata, sendo entregues junto à casa pronta. Para fazer uma casa de alvenaria com telhado acoplado, o preço médio ficará em torno de R$ 210.000,00 para uma casa de 100m².

Fazer casa de alvenaria com painéis de madeira: Casas de alvenaria podem receber painéis de madeira, ferramentas úteis na confecção de móveis e outros acessórios para a casa, como revestimento de paredes ou da parte externa da caa. Isso deve ser definido durante o desenvolvimento de projeto da obra, pois os profissionais responsáveis por sua instalação devem saber a espessura certa do material, visando construir peças firmes, que funcionem como um sustento para objetos que tenham peso e tenha boa aderência em seus espaços de aplicação.  Painéis de madeira podem ser multifuncionais e o preço para fazer uma casa de alvenaria com esses materiais, ficará em torno de R$ 250/m² de material.

Fazer casa geminada de alvenaria: Esse tipo de obra é bastante complexa, pois envolve duas ou mais construções dentro de um mesmo projeto. Essas construções irão compartilhar o mesmo telhado e a mesma parede, mas não necessariamente terão as mesmas divisões em seu interior. Como essas casas compartilham a mesma rede elétrica e hidráulica, haverá uma redução de custos nesse sentido. Fazer casa geminada de alvenaria custará em torno de R$ 200.000,00 para uma caa  de 100m².

Fazer casa de alvenaria com sacada integrada: Dentre as possibilidades de construção de casas de alvenaria, as sacadas integradas oferecem uma opção de maior conforto e amplitude, que geram sensação de otimização dos espaços de uma residência. A ideia é geralmente elaborada durante o desenho do projeto, sendo realizada assim que a casa estiver erguida. Para fazer essa sacada integrada, é necessário nivelar o piso e revesti-lo com o mesmo material, buscando uma continuidade de construção. O preço médio para fazer uma casa de alvenaria com sacada integrada gira em torno de R$ 250.000,00 para 100m².

Conselhos para serem avaliados antes de contratar um serviço para fazer casa de alvenaria:

Confira as principais perguntas sobre fazer casa de alvenaria:

Quais são as etapas de trabalho para construir uma casa de alvenaria?

O primeiro passo para construir uma casa de alvenaria é fazer um projeto. Nele, irão conter estudos e especificações que justificam a construção de uma casa naquele terreno. Esse documento precisa estar de acordo com o Plano Diretor de sua cidade e ser aprovado pela prefeitura local. Quem cuidará dessa parte será um arquiteto ou engenheiro, da mesma forma que ele irá organizar as licenças e definir os custos de obra.

Passada essa primeira parte, começa o preparo do terreno. Com ele pronto para receber a estrutura de uma casa, começam a erguer os alicerces que darão sustentação ao imóvel. A fase seguinte é a alvenaria, seja ela estrutural ou convencional. Dependendo do tipo de alvenaria, será desnecessário o uso de ferros e aços na sustentação, como no caso da alvenaria estrutural. O material para paredes, lajes e contrapisos variam de acordo com cada projeto.

Terminada a etapa da alvenaria, se constrói o telhado e a cobertura da casa, que serão preenchidos com calhas e rufos, responsáveis por conduzir o excesso de água de chuva. Os passos finais são a instalação elétrica e hidráulica e o acabamento final das partes internas e externas da casa de alvenaria.

Qual a vida útil de uma casa de alvenaria?

Construções de alvenaria costumam resistir a uma série de danos durante tempestades, são a prova de fogos e cupins, e são consideradas de longa durabilidade. A manutenção também é muito simples, o que torna mais fácil manter a boa qualidade da casa, que se receberem a devida manutenção periódica, podem durar até mais de 100 anos.

Como evitar o desperdício de uma construção em alvenaria?

A primeira coisa a se fazer é contar com um profissional especializado, de preferência com anos de mercado, que saberá indicar a quantidade mais próxima do ideal de material de construção. Com estes já comprados, organize o canteiro de obras para concentrar entulhos e tenha o cuidado para organizar os materiais em pilhas (tijolos e telhas) e longe da umidade (sacos de cimento e argamassa).

Gostou do conteúdo?

Nota media: 4.2 estrelas

5 votos realizados

1.801 pessoas já solicitaram orçamentos para fazer casa de alvenaria

Preços por categoria

Orçamentos relacionados