Vasamento no telhado

Boa noite!

Meu telhado e telha de cerâmica e quando chove ocorre vazamentos poucos mais ocorrem. Qual a melhor alternativa para sanar o problema?

Vasamento no telhado

Boa noite!

Meu telhado e telha de cerâmica e quando chove ocorre vazamentos poucos mais ocorrem. Qual a melhor alternativa para sanar o problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Olá Tatiane.

Meu nome é Rômulo Macedo, arquiteto, especialista em restauração e

na minha experiência com esse tipo de problema, tenho algumas considerações a serem esclarecidas.

O problema dos seu telhado teria que ser diagnosticado por um profissional qualificado, primeiramente, para poder ser resolvido. Pois, pode ser um problema simples como uma telha quebrada, quando chove a água passa por ela e dá a infiltração ou se o telhado tiver calha, pode ser que a vazão da água seja tanta que a calha não vença. Ou problemas mais graves como a estrutura do telhado, inclinação que não corresponde com as telhas, ou telhas envelhecidas que já tem sua vida útil vencida.

Pode ser também problemas de impermeabilização na cumeeira se o seu telhado é encostado na parede.

Como pode ver podem ser vários problemas com várias soluções.

Se quiser mais dicas de como restaurar o seu telhado com soluções simples e de menor custo, entre no meu perfil - Studio Lambrequim Arquitetura e Restauração e mande mais informações para podermos analisar o problema real e direcionar a solução mais correta e eficaz.

Studio Lambrequim

Arquitetura & Restauração

Rômulo Macedo

Arquiteto

Responder
Carlos Toledo
Telhas Fortuna (Piracicaba, São Paulo) Telhas Fortuna - há 7 anos

O que pode ser feito é uma manutenção no telhado, isso acontece bastante devido a quebra de algumas telhas (o que é normal) do telhado, ou as vezes até mesmo elas se desencaixarem, contrate alguém para verificar para você, e caso faça a manutenção o problema será resolvido da forma mais barata.

Responder
Cahetmel Freitas Vigorito Constancio

Tatiane.

Sua pergunta pode ser respondida de duas maneiras.

Maneira 1- Telhado sem preocupação com a estética e sim com o custo.

Se o seu telhado fica escondido ou você não se preocupa com a estética do reparo uma boa solução e barata seria identificar os pontos onde ocorrem os vazamentos e fazer uma aplicação de manta asfáltica aluminizada locazida por cima dos locais de vazamento.

É um serviço barato e de rápida execução.

Maneira 2 - Telhado à vista e com preocupação da estética final

Dessa maneira você teria que desmontar o trecho do telhado e verificar se a estrutura de madeira não sofreu danos ou empenamento e se a mesma respeita a inclinação mínima de 30%. Um telhado bem feito não vaza.

Espero ter ajudado.

Responder
Joao luis  mello da silva venardos

Dependendo do tipo de telha ceramica haverá uma recomendação para inclinação minima (em geral podemos dizer que 36% é um bom valor para inicio de avaliação). Se seu telhado tem um formato especial, em curva, é necessário verificar o trecho de menor declividade para ter uma ideia. A Norma NBR 13582 define o valor de 40% para inclinção minima.

Em situações de chuva intensa e ventos fortes, os telhados de inclinação minima apresentam situações favoráveis para refluxo da agua e consequentemente vazamentos.

Outra saida é usar um sistema de subcobertura que é um tipo de manta aplicado sobre o madeiramento, que permite retirar os vazamentos pequenos por baixo do telhado, mas deve-se considerar essa situação como uma ocorrencia fortuita e, não frequente, pois a água junto ao madeiramento promoverá sua deterioração e consquentemente perda de estabilidade e segurança quando for necessário fazer alguma tarefa sobre o telhado.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Tatiane, bom dia!

A melhor alternativa, na minha opinião, sem alterar a estética da cobertura, seria fazer uma revisão na estrutura do telhado, pois para telhas cerâmicas o caimento não poderá ser menor do que 30º (trinta graus), caso contrário, dependendo da intensidade das chuvas, ocorre o fenômeno de refluxo, quando da passagem das águas da telha superior para a inferior.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil