Vazamentos na laje, como resolver?

Foi feita a laje na época em 2 períodos, ou seja, apresentou vazamentos depois prejudicando a estrutura da laje e paredes, então depois de algum tempo fez se necessário colocar madeiras e telhado amianto (Eternit), mas gostaria de fazer uma cobertura por cima onde pudesse aproveitar o espaço da laje, será que seria possível?

Vazamentos na laje, como resolver?

Foi feita a laje na época em 2 períodos, ou seja, apresentou vazamentos depois prejudicando a estrutura da laje e paredes, então depois de algum tempo fez se necessário colocar madeiras e telhado amianto (Eternit), mas gostaria de fazer uma cobertura por cima onde pudesse aproveitar o espaço da laje, será que seria possível?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Joao luis  mello da silva venardos

A boa técnica indica que seja avaliada as condições preliminares ou seja: condição da laje e suas condições contrutivas como armadura (quantidade de aço), tipo de laje (pre-fabricada, protendida, treliçada) e espessura de capa e concreto utilizado (resistencia). Os calculos indicarão se será necessário reforço ou remoção de cargas para instalação da solução de impermeabilização e instalação do novo piso para aproveitamento.

O tipo de aproveitamento pode ser limitado ou não ( pode ser que voce aproveite para lazer pessoal ou seja permitida a permancencia de quantidade maior de pessoas e só os calculos poderão dizer qual a limitação).

A técnica de impermeabilização (manta asfaltica, cristalização ou outro ) deverá compor o conjunto da solução e deve ser atendida por uma boa e rápida drenagem da água a ser captada por ela e conduzida para o sistema de drenagem de sua casa.

Responder
Antonio Carlos Montandon Júnior
Particular - há 8 anos

Bom dia, a primeira questão que o senhor deve se atentar e com os orgãos de fiscalização, se for prédio verifica junto a eles se pode ser feito a modificação.

Se for casa, o senhor pode utilizar estrutura metálica, fica muito bom e não pesa demais a estrutura do imovel.

Antes de qualquer modificação ou reforma faz necessário um laudo de um engenheiro para verifica a situação do imovel

Helio Gomes
Projetos De Estrutura E Mecanica (Volta Redonda, Rio de Janeiro) Projetos De Estrutura E Mecanica - há 8 anos

Bom dia! Voce pode retirar a cobertura atual, fazer as colunas e posteriormente cobrir com as tellhas de amianto e aplicar massa de regularização e piso. Laje não pode acumular agua; a cobertura ira resolver e vc tera mais um espaço util. Lembre-se que se subir o novo espaço seu IPTU vai ser cobrado sobre esta área. sds - Helio