Quem está certo sobre ventilação e iluminação?

Fiz o terceiro andar da casa fiz uma sala na divisa do terreno com a varanda com a distância de 1 metro e meio do vizinho . A distância do sobrado dele com a minha é de 1 e meio do meu. Com a construção da sala com a varanda ele não tem muito iluminação tipo uns 50 por cento a menos e tem um baita beiral da casa . Ele alega que estamos tirando a iluminação e ventilação que ele tinha antes . Código de obras de São Paulo fala que até 10 metros não tem recuo lateral . Ele depende do meu espaço para ele ter a luz e ventilação do meu imóvel ou seja ele tem o espaço dele conforme o imóvel dele proporciona . Estamos na zona mista e conforme os códigos de obras da prefeitura de São Paulo

Quem está certo sobre ventilação e iluminação?

Fiz o terceiro andar da casa fiz uma sala na divisa do terreno com a varanda com a distância de 1 metro e meio do vizinho . A distância do sobrado dele com a minha é de 1 e meio do meu. Com a construção da sala com a varanda ele não tem muito iluminação tipo uns 50 por cento a menos e tem um baita beiral da casa . Ele alega que estamos tirando a iluminação e ventilação que ele tinha antes . Código de obras de São Paulo fala que até 10 metros não tem recuo lateral . Ele depende do meu espaço para ele ter a luz e ventilação do meu imóvel ou seja ele tem o espaço dele conforme o imóvel dele proporciona . Estamos na zona mista e conforme os códigos de obras da prefeitura de São Paulo

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Todos devem respeitar as diretrizes de construção; Se voce esta fazendo dentro das normas e com o projeto aprovado seu vizinho não pode reclamar, assim como se ele ampliasse a casa devidamente regularizado voce não poderia reclamar..

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Felipe Teloken
Tlk Engenharia (Sarandi, Rio Grande do Sul) Tlk Engenharia - há 3 anos

Olá Salua. Se o seu projeto está de acordo com as normas e a sua execução está dentro do que foi projetado por profissional habilitado dentro das normas exigentes, a perda de ventilação e iluminação do vizinho não é sua culpa. O projeto da residência dele deveria prever o desempenho lumínico e térmico dentro das características do terreno dele, bem como a possibilidade de futuras edificações lindeiras.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região