ventilador de teto

tenho um ventilador de teto 220 v. que esta muito lento mesmo no maximo, gostaria de saber se posso trocar o capacitor por um mais potente e se me dara mais velocidade no ventilador melhorar a ventilaçao o capacitor que esta instalado e de 2.5 uf 400 vac, qual eu posso usar para ficar mais potente grato,

ventilador de teto

tenho um ventilador de teto 220 v. que esta muito lento mesmo no maximo, gostaria de saber se posso trocar o capacitor por um mais potente e se me dara mais velocidade no ventilador melhorar a ventilaçao o capacitor que esta instalado e de 2.5 uf 400 vac, qual eu posso usar para ficar mais potente grato,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 4
Carlos Eduardo
Lojas Colonial (São José dos Campos, São Paulo) Lojas Colonial - há 9 anos

Olá edvaldo, bom dia!

Vou ser bem rápido e objetivo. Tudo que se é projetado tem que ser subistituido por componentes iguais. Se você trocar o capacitor e o mesmo não te apresentar uma melhora certamente será outro problema! Um exemplo que posso te dar, se você possuI um carro e o mesmo não está projetado para ser turbinado, ao turbiná-lo certamente irá danificar o motor. Por trás de todo equipamento á um estudo por mais simples que seja a peça ou componente e devemos obedecer a isso. É um prazer compartilhar experiencias com todos vocês! Um forte abraço e boa sorte!

Equipe lojas colonial

Responder
Renato Cunha
Renac Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Renac Serviços - há 9 anos

O que tem que ser avaliado na verdade é a rotação original do ventilador. Se quando instalado novo a rotação era "boa", trocar o capacitor não irá influenciar em nada o aumento da rotação do motor, apenas na partida do mesmo. Se o problema não for crônico, o problema pode ser no dimer (mau contato), nesse caso é necessário a troca. Ou pode ser sujeira nos rolamentos como poeira ou ferrugem por falta de uso constante. Aí tem que desmontá-lo e fazer limpeza. Dependendo do preço do ventilador, para livrar do problema de vez e a custo baixo, o aconselhável é substituí-lo, ou o que custar menos. Abraços e espero ter ajudado

Responder
Alexandro
Sp Light Instalações Elétricas Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Sp Light Instalações Elétricas Ltda - há 9 anos

Meu amigo não mudara em nada pois o capacitor só serve para dar partida no motor nada mais,

Tente desmontalo e limpar a parte do motor ( poeiras, sujeiras,) ele tende a melhorar ok

Responder
Danilo
Particular - há 6 anos

Engano seu troquei o capacitor do meu ventilador de teto de 2,5uf por um de 10uf e o ventilador quase pegou vôo, tive que passar a usar na velocidade mínima pq já está acima do máximo que ele atingia com o capacitor de 2,5.

Lindomar  Silva
L&D Instalações Eletricas (Osasco, São Paulo) L&D Instalações Eletricas - há 9 anos

Respeitando e concordando com as opiniões já publicadas, quero informar que trocando o capacitor não ira aumentar a velocidade, pois o capacitor tem a função apenas de dar sentido a corrente elétrica.

Para aumentar a velocidade você deve começar testando o potenciômetro, pois é ele é responsável por liberar a corrente elétrica com isso aumentando e diminuindo a velocidade.

Responder
Daniel
Particular - há 8 anos

Após longo tempo de uso do ventilador de teto, o capacitor fica cansado, fraco pelo desgaste interno, então o ventilador fica com baixa velocidade até ficar parado. Então é hora de trocar o capacitor. É só trocar - veja a capacidade do existente e compre igual - que ele volta a funcionar normalmente, aproveite e coloque um pouco de óleo de máquina no eixo na parte superior. Se o ventilador, com pouco tempo de troca do capacitor voltar a ter velocidade baixa, é que está na hora de comprar outro, mas de modo geral a troca do capacitor resolve o problema de baixa velocidade. Isso é minha experiência em manutenção de ventilador de teto.

Gilberto Cardoso
Particular - há 9 anos

A construção do motor do ventilador de teto é usado capacitor permanente que fica ligado o tempo todo enquanto o motor esta ligado, mas o capacitor desloca a fase em 90° com isso não há peda de rendimento nem aquecimento, mas serve apenas para monofásico ou bifásico de baixa potência.

Motores mais potentes é usado capacitores eletrolítico e interruptor centrifugo que desliga apos certa rotação, pois precisa de um torque maior para partida como compressores,bombas d`agua etc., se fosse deixar ele ligado direto como o capacitor é mais potente para dar partida ele aqueceria os fios e perdiria o rendimento.

O motor do ventilador de teto é mais econômico onde não precisa de um torque maior na partida e para isso é usado capacitor seco "permanete" que fica sempre ligado sem necessidade de interruptor centrífugo ficando mais barato e menor volume.

Quanto colocar um capacitor de mais microfarads acontecera o que o Rodrigo falou acima vai aquecer um pouco mais e diminuirá a vida util.

O que acontece com os ventiladores é os rolamentos que vão pesando como o tempo,sujeira no interior do motor e o capacitor que perde a eficiencia com o tempo.

Rodrigo Ribeiro

Boa noite. Dito de forma direta, o motor do ventilador foi projetado para funcionar com o capacitor de 2,5 micro farad. Se for trocado por um superior funcionará mas terá sua vida útil reduzida. Será forçado a girar mais rápido do que suporta, destruindo-o.

Responder
Rik Naves
Particular - há 6 anos

esse está falando o certo, pois eu quando troquei o capacitor ficou rápido, muito mais do que quando veio de fábrica, mas durou só um ano, mas como eu não consegui entencer as especificações deles, pois todos eram de 4 uf, não estou conseguindo comprar outro, e todos ficam lentos como o de fábrica, não dá pra refrescar. estou querendo entender se micro farad é o mesmo que uf

Claudio Castro da Silva
Castro Instalação Ltda - Me (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Castro Instalação Ltda - Me - há 9 anos

Você pode até Substituir o capacitor de valor iguais, mas acredito que o problema não esta no capacitor

Se diminuiu a velocidade verifica o Dimer se a ligação esta correta.

Na maioria das vezes vem com três velocidade, faça as medição na primeira velocidade com um amperímetro e verifica a leitura em volts em seguida a segunda e Terceira velocidade.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região