Como funciona o serviço de orçamento do habitissimo?

Em menos de um minuto e grátis

Peça on-line orçamento de instalar ventilador de teto. Serviço totalmente gratuito e sem compromisso. Você pode receber e comparar vários orçamentos de instalar ventilador de teto dos melhores profissionais.

Conteúdo dessa guia

Preços de instalar ventilador de teto

Tipos de serviços Preços
Instalar ventilador de teto sem lustre R$ 310
Instalar ventilador de teto com luminária R$ 360
Instalar ventilador de teto com controle remoto R$ 490

Estes valores são aproximados e podem variar em função de outros fatores dependendo do tipo de trabalho

Informação útil

  • O custo estimado para instalar um ventilador de teto é de R$ 670,00. Antes de instalar um ventilador de teto é preciso desligar a energia elétrica e fazer um teste para se certificar que a corrente foi totalmente interrompida. Você pode realizar este procedimento com uma chave teste para que não hajam acidentes com choque elétrico. Lembre-se de separar alguns itens de proteção como luvas e óculos. Outra coisa muito importante é que o ventilador não pode ser seguro apenas pelos fios, portanto ao instalá-lo, se for o caso, peça auxílio de outra pessoa para segurar o aparelho enquanto você realiza as ligações dos fios.

  • De 1 a 2 dias
  • Dificuldade: Baixa

Quais são os tipos de ventiladores de teto?

Ventilador de teto com 3 pás

O ventilador de 3 pás possui mais capacidade de refrescar um ambiente maior, se comparado ao de duas pás.

Ventilador de teto com quatro pás

Com quatro pás o ventiladortem mais força e pode refrescar uma área maior que os ventiladores de duas e três pás.

Ventilador de teto com luminária

Os modelos com luminária fazer um duplo papel: o de refrescar e o de iluminar.

Ventilador de teto sem luminária

Quando a iluminação é projetada com spots e de uma forma diferenciada, um ventilador sem luminária pode ficar perfeito.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre instalar ventilador de teto

Como instalar ventilador de teto com lâmpada?

1- Cheque todos os itens e vá acompanhando pelo manual

2- Deixe todas as ferramentas necessárias à mão

3- Certifique-se que o teto tem condições de suportar o peso do ventilador (mínimo de 25 quilos)

4- Faça a medida da altura do teto ao chão (mínimo de 2,30 metros) e também das pás com relação aos móveis e paredes

5- Faça a identificação dos três fios: terra, fase e neutro

6- Para ligar o ventilador com lâmpada são usados cinco fios

7- Os fios das lâmpadas e do ventilador são passados por dentro do niple (cano auxiliar)

8- Coloque a haste no motor e fixe

9- Prenda o ventilador na laje do teto usando as buchas e parafusos que acompanham o aparelho

10- Faça primeiro a ligação dos fios fase do lustre e motor ao da rede elétrica e depois ligue os fios de retorno da lâmpada ao da chave de controle. Por último faça a ligação do fio de exaustão ao de ventilação do motor para o capacitor. Isole tudo com fita.

11- Substitua seu antigo interruptor pela chave de controle que vem com o aparelho conectando o fio da chave ao fio de retorno da lâmpada. Depois ligue os fios da chave aos do motor e finalize ligando o fio de alimentação ao fio de energia.

12- Depois é só colocar as lâmpadas e a cúpula (ou lustre)

Como instalar ventilador de teto com capacitor?

Os passos de instalação são basicamente os mesmos para todas as instalações. O capacitor nada mais é que uma peça que dá o arranque para o motor funcionar. Se você estiver instalando um novo ventilador e esta peça não estiver inclusa no kit do aparelho, não se preocupe, pois você encontra fácil em lojas de produtos elétricos. Mas se você está substituindo um ventilador manual por um de controle remoto, por exemplo, é possível usar o mesmo capacitor. Os modelos mais atuais vêm com três fios (vermelho, verde e preto), e dependendo da função de cada um, você vai inutilizar um deles e usar apenas dois fios. Alguns capacitores são instalados na chave de controle e outros nas ligações do teto. Você precisa seguir as instruções do fabricante do modelo que você adquiriu, e se ficar alguma dúvida é aconselhável contratar um profissional especializado.

Como instalar ventilador de teto com capacitor de dois fios?

A instalação pode ser feita sem complicações. Se sua chave de controle tem três “pernas” e seu capacitor vem apenas com dois fios você consegue fazer a ligação utilizando um fio para uma das "pernas" e o outro para uma das outras duas. Você só precisa identificar a função de cada “perna” da sua chave de controle.

Como instalar ventilador de teto com interruptor duplo?

Seguindo o passo a passo para instalação de ventilador de teto você precisa identificar a função do interruptor para poder realizar a ligação dos fios corretamente. Verifique qual “botão” aciona a luz do ambiente onde será instalado o ventilador e realize o processo com os fios correspondentes. O outro botão deverá permanecer com as ligações originais. Alguns procedimentos exigem a interferência de um profissional especializado.

Truques simples para ajudar na instalação de ventilador de teto

Gostou do conteúdo?

Nota media: 4.5 estrelas

4 votos realizados

1.652 pessoas já solicitaram orçamentos para instalar ventilador de teto

Preços por categoria

Orçamentos relacionados