Verga de madeira deixada na parede de concreto pode danificar?

Uma verga de madeira de um beiral de telhado pode ser deixada e envolvida por concreto?

O pedreiro disse que não teria problema, levantou a parede e fez uma cinta de concreto envolvendo a verga de madeira. Após isso fez uma outra conta, disse que a parede está bem reforçada.

O cimento pode danificar essa verga de madeira?

Verga de madeira deixada na parede de concreto pode danificar?

Uma verga de madeira de um beiral de telhado pode ser deixada e envolvida por concreto?

O pedreiro disse que não teria problema, levantou a parede e fez uma cinta de concreto envolvendo a verga de madeira. Após isso fez uma outra conta, disse que a parede está bem reforçada.

O cimento pode danificar essa verga de madeira?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Ravi Marques
RM Engenharia & Arquitetura (São Roque, São Paulo) RM Engenharia & Arquitetura - há 5 anos

Olá, Augusto

Sou engenheiro especializado em estruturas e possuo pós-graduação em madeira. Dito isso, essa solução de verga de madeira envolvida por concreto pode sim gerar problemas diversos dependendo do que foi realmente feito. Primeiro porque nunca se deve permitir o contato de madeira com concreto durante a obra, pois a madeira é atacada e deteriorada pelo concreto durante o processo de enrijecimento dele. Mesmo que a madeira possua selantes aplicados sobre si além da autoclavagem, ela é passível dessa deterioração quimica. Segundo, esse concreto em volta pode mais ter atrapalhado que ajudado na resistência da estrutura. Madeira e concreto possuem rigidez diferentes e trabalham diferente, exigindo cuidado inclusive na solidarização para poderem trabalharem juntos e não contra. Mas mais que isso, se na parte inferior desse cintamento de concreto não houver ferragem ou essa não for adequada, esse concreto está é aumentando a carga sobre a verga e não aliviando. Por fim, a altura dessa viga em relação sua largura me preocupa quanto a verdadeira responsabilidade estrutural que essa verga de madeira deveria ter e que já não tem mais, já que o comportamento do todo mudou. Recomendo procurar um engenheiro para lhe prestar avaliação técnica.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Não é indicado, pois com a umidade irá apodrecere tornar um vão oco com solidos organicos...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.