Como proceder com a estrutura de uma viga aérea?

Preciso maiores detalhes sobre uma viga aérea medindo sete metros, não terá apoio de colunas no meio e em cima vou construir uma casa de alvenaria.

O salão de baixo tem 7 x 8 total, tem as paredes em tijolo maciço e revestida por dentro com pedra gres de cutelo. Fiz oito sapatas de 50 x 50 e colunas de 20x 25

Como proceder com a estrutura de uma viga aérea?

Preciso maiores detalhes sobre uma viga aérea medindo sete metros, não terá apoio de colunas no meio e em cima vou construir uma casa de alvenaria.

O salão de baixo tem 7 x 8 total, tem as paredes em tijolo maciço e revestida por dentro com pedra gres de cutelo. Fiz oito sapatas de 50 x 50 e colunas de 20x 25

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Engº Cleber Luciano
Particular - há 7 anos

Olá pessoal espero que tudo esteja bem com vocês. Lendo aqui os comentários, fico bastante assustado , e chego a entender o porque de tantos acidentes com estruturas mundo a fora. O Achismo ainda predomina...

Cortes meu querido, que ideia maluca é essa sua? " ou seja, pagar consultoria, peça para aquele que se especializa, não para um engenheiro, mas sim para um Técnico de edificações, pois isso é ensinado no primeiro semestre..." você certamente passou longe de uma sala de engenharia civil, pois, se tivesse conhecimento das disciplinas de estruturas não cometeria uma gafe como essa.

Mas, em resposta à pergunta, é necessário saber como será a arquitetura na laje que ficará a cima da viga, pois os carregamentos, tipo de laje que será adotada, sobrecargas e etc.

Mas, uma coisa importante, é que, se você fizer a viga como o colega Joel indica, certamente, verá a mesma ruir tão logo faça o descimbramento.

Essa viga é bi apoiada, e tem seu momento fletor (bastante grande diga-se de passagem, apenas considerando-se o peso próprio da viga) máximo na parte inferior da viga, e portanto, o ferro com bitola maior deve obrigatoriamente ser colocado na parte inferior da mesma. Nada a ver o comentário do colega... Colocamos bitola maior na parte de cima se tivéssemos momento negativo na viga, que não é o caso.

Estou a disposição .

Um cordial abraço.

Joel renato lima soares
Joel Renato Construção Civil (Cachoeirinha, Rio Grande do Sul) Joel Renato Construção Civil - há 7 anos

Eu colocaria trez ferros 12.5 em cima ,dois ferros 10 em baixo e dois ferros 10 nas laterais entre os ferros doze e os de10 com estribos de 15 em 15 cm,sendo ferro 6.3 os estribos.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região