viga de 7 metros vão livre

Tenho uma area de lazer pra construir de 7 metros de comprimento por 3 de largura.

Onde será suportado apenas o peso do telhado tradicional com barrotes, ripas e telhas.

Gostaria de saber se posso fazer uma viga aérea utilizando duas colunas nas extremidades com ferro 3/8, e a viga tambem com ferros 3/8 e espaçamento dos estrivos a cada 12cm.

Pretendo utilizar um traço de 1 de area, 1de brita e um saco de cimento.

A duvida é, posso fazer essa viga com 40cm de altura?

viga de 7 metros vão livre

Tenho uma area de lazer pra construir de 7 metros de comprimento por 3 de largura.

Onde será suportado apenas o peso do telhado tradicional com barrotes, ripas e telhas.

Gostaria de saber se posso fazer uma viga aérea utilizando duas colunas nas extremidades com ferro 3/8, e a viga tambem com ferros 3/8 e espaçamento dos estrivos a cada 12cm.

Pretendo utilizar um traço de 1 de area, 1de brita e um saco de cimento.

A duvida é, posso fazer essa viga com 40cm de altura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 2
Everaldo Araújo - Arquitetura e Construção

Boa tarde, vamos por partes, você tem uma viga de 7 metros e quer fazer em vão livre, pode sim, agora o dimensionamento, mesmo que empírico é de 8 a 10% do vão, então no seu caso seria de 56 a 70 cm de altura. Agora essa viga irá receber uma carga de todo o telhado, que deve ser dimensionada, e essas cargas, tanto telhado e o peso da própria viga devem ser descarregados nos pilares, que devem ser dimensionados a terem uma reação a suportar esses pesos e sua distribuição nas fundações. Resumindo, é muito arriscado se construir partindo de uma bitola especifica do aço, o ideal nesse caso, é você contratar um profissional para o dimensionamento correto dessa estrutura, pois o custo do projeto poderá lhe ocasionar uma economia no caso de você estar superdimensionando ou menos uma dor de cabeça, caso a estrutura não aguente as tensões e entre em ruptura, ai sim o prejuízo sendo grande, moralmente, judicialmente e financeiramente. Desculpe se a resposta não está de acordo com as suas expectativas, mas vendo que você é um construtor, é melhor lhe dar uma resposta correta e tentar evitar futuras dores de cabeça para você do que ver e deixar que você corra esse risco.

Responder
Ronaldo
Particular - há 6 anos

Boa noite estou construindo um galpão de 6,40 por 12.50 queria saber se eu fazendo as vigas de 4 metros de uma pra outras nas laterais se suporta um casa em coma. Aí que dizer que eu não quero colocar vigas no meio do galpão aí as vigas áreas ficaram de 6,40.

Marcio
Particular - há 7 anos

boa tarde

eu tenho um vão de 7.5 metros

e preciso fazer uma parede de 4.5 metros de altura em cima desta viga

qual seria a espessura e que viga seria recomendada

Donato Franco
Particular - há 6 anos

BOA NOITE MEU AMIGO, PRIMEIRO DE TUDO O CORRETO É VC RECORRER A UM ENGENHEIRO CIVIL PARA ELE PODER CALCULAR E DIMENSIONAR ESTE PROJETO PARA VC . ASSIM VC VAI ACABAR ECONOMIZANDO E FAZENDO SEU PROJETO DE FORMA CORRETA E TRANQUILA.

DÚVIDO QUE ELE VAI APROVAR UM VÃO DE 7,5M COM UMA CARGA DE ALVENARIA DE 4,5M EM CIMA. EU CREDITO QUE ELE VAI TE PROPOR UNS PAR DE PILAR AI PRA DISTRIBUIR ESSA CARGA.

Reginaldo oliveira
Particular - há 7 anos

Bom dia a melhor opção será, uma visita ao local para avaliar da melhor forma correta todo profissional tem que ter um projeto em mão ou ta no local onde sera executado o serviço para melhor atender ak no site apenas tiram duvidas mas não concretas boa sorte que tudo sera feito da melhor forma.

Particular - há 7 anos

O ideal, mas pratico, mais barato e comodo, seria a aquisição de um elementos estrutural metálico;... Lhe custará em torno de 1600 reais, pronta para ser instalada. A disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Nildon Lopes
Particular - há 7 anos

quero fazer uma viga de 11 metros com apenas duas colunas laterais, ou seja ficarar 11 metros aerios .... como fazer ja que terar uma casa sobre essa estrutura

Donato Franco
Particular - há 6 anos

Primeiro de tudo recorra a um Engenheiro Civil.

Em seu caso meu amigo teria a principio 2 opções, pré moldados ou estrutura metálicas. o pré moldado vai ficar possivelmente mais inviável devido ao tamanho do vão e para vencer estes seriam peças gigantes e superdimensionadas.

Acredito que o ideal será vigas em perfil metálicos w.

consulte um profissional habilitado, ele vai lhe entregar o projeto com o material mais recomendado.

Renato
Particular - há 7 anos

Boa tarde vou faz uma garagem com estrutura metálica ela terá um espigão de 7 metro vão livre gostaria de saber qual vigota ideal é de qual chapa.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região