Gostaria de saber se uma viga de concreto de 1mx20cm é suficiente para suportar toda a carga com um vão livre de 10m e se esteticamente pode ficar feio?

Minha casa tem 10m de frente. Desejo fazer uma garagem com laje H12 em cima erguer mais um cômodo e cobrir apenas com telha sem laje. Gostaria de saber se uma viga de concreto de 1mx20cm é suficiente para suportar toda a carga com um vão livre de 10m e se esteticamente pode ficar feio?

Gostaria de saber se uma viga de concreto de 1mx20cm é suficiente para suportar toda a carga com um vão livre de 10m e se esteticamente pode ficar feio?

Minha casa tem 10m de frente. Desejo fazer uma garagem com laje H12 em cima erguer mais um cômodo e cobrir apenas com telha sem laje. Gostaria de saber se uma viga de concreto de 1mx20cm é suficiente para suportar toda a carga com um vão livre de 10m e se esteticamente pode ficar feio?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Leonardo
Sigma Grid Engenharia (Chapada, Rio Grande do Sul) Sigma Grid Engenharia - há 5 anos

Boa tarde Everton, tudo bem?

Sou engenheiro estrutural e posso te ajudar nesta questão, basta entrar em contato com nossa empresa que podemos te auxiliar com um projeto dentro das atuais normativas te garantindo segurança e economia.

Em relação a tua pergunta, te digo que não tem como avaliar se é possível executar uma viga com os parâmetros que apresentaste, pois uma viga com este vão livre deve ser calculada considerando a interação com todos os outros elementos estruturais que a ela dão apoio, e além disso, considera-se também as estruturas que irão se apoiar sobre ela.

Não é recomendável calcular um elemento estrutural com este porte de forma isolada, ou seja, sem avaliar todos os outros elementos que a ele estão conectados. Na engenharia chamamos estas estruturas de hiperestáticas, pois todo o modelo estrutural trabalha em conjunto, uma força aplicada em uma viga pode causar esforços em outros elementos, mesmo que não estejam diretamente conectados, pois toda a estrutura trabalha como uma “malha”, a exemplo de uma rede de uma goleira, você chuta a bola no centro da rede e os esforços são distribuídos em toda a “goleira”.

Não é recomendável executar uma estrutura com este vão livre sem o auxílio de um engenheiro.

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Forte abraço!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região