Como calcular os materiais para viga de concreto?

Tenho um vão de 4,5 onde irei construir paredes em cima. Gostaria de saber quantos ferros devo usar e quais medidas?

Como calcular os materiais para viga de concreto?

Tenho um vão de 4,5 onde irei construir paredes em cima. Gostaria de saber quantos ferros devo usar e quais medidas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Adriano, bom dia!

Contrate um engenheiro civil, calculista, para sua tranquilidade. Exija ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), essa é a sua garantia e a certeza que de ter um profissional competente.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
LPZ ENGENHARIA
LPZ ENGENHARIA (São Paulo Zona Centro, São Paulo) LPZ ENGENHARIA - há 1 año

Cada caso é um caso. Mas supondo que essa viga seja bi apoiada, ou seja, esteja apoiada em pilares em ambas as extremidades, suporte a carga de uma laje de dormitório, a qual esteja apoiada nas quatro extremidades, sem vãos maiores que 4,5m você terá uma viga com 45cm de altura e barras CA-50, onde: 3 de 8mm na parte de baixo da viga e 2 de 8mm na parte de cima da viga. Para os estribos você pode usar os de 5mm (CA-60) espaçados a cada 14cm. A resistência do concreto pode ser 20, 25 ou 30MPA.

Responder
Mauro Monteiro
Mauro Monteiro (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mauro Monteiro - há 1 año

Fazemos este tipo de trabalho, depende muito de vários fatores como ja dito em outros comentários......mas como pré dimensionamento diria que ela teria 14cm de largura...cobrimento 2.5cm....e altura de 8% a 10% do vão.....mas temos que analisar todas as condições.

Responder
Nilton Antônio César
Solutions Construções (Mairinque, São Paulo) Solutions Construções - há 1 año

Bom dia Adriano a confecção de vigas aéreas de concreto armado é preciso respeitar a armadura o concreto o cobrimento dessas armaduras conforme a classe ter certeza que os pilares que irão receber as cargas foram feitos para atender esses esforços solicitados ou seja tudo deve ser bem feito dês do inicio

Responder
Bellator Engenharia
Bellator Engenharia e Projetos (Paulínia, São Paulo) Bellator Engenharia e Projetos - há 1 año

Ola Adriano,

Para este assunto é importante entrar em contato com algum engenheiro para realizar o cálculo estrutural desta viga. Pois deverá considerar o vão, esforços e cargas que nela estará.

Responder
Erik Renato Augusto da Costa

Bom dia Adriano, tudo bem?

Referente a esse cálculo, será necessário saber qual tipo de edificação será construída em cima dessa viga, para se saber qual a carga que essa viga será capaz de suportar, e dependendo do caso existem métodos construtivos a serem adotados. Um exemplo de método que está sendo utilizado com frequência no momento é o concreto protendido, onde os elementos estruturais se tornam mais compactos, colaborando com a estética da construção.