Uma viga pode ficar em cima de uma porta de vidro?

Boa tarde! Estou fazendo uma construção onde irá ter uma porta de 4,20mts de comprimento e 2,90 de altura, em cima da porta vai ter uma laje, beiral de 1mt, em cima da laje vai tem mais um vidro de 0,50cm de altura, Necessito saber se a viga pode ficar por cima do ultimo vidro ou tem que ficar em cima da porta diretamente para travar. Obs. acima d vidro haverá uma viga travando toda a construção

Uma viga pode ficar em cima de uma porta de vidro?

Boa tarde! Estou fazendo uma construção onde irá ter uma porta de 4,20mts de comprimento e 2,90 de altura, em cima da porta vai ter uma laje, beiral de 1mt, em cima da laje vai tem mais um vidro de 0,50cm de altura, Necessito saber se a viga pode ficar por cima do ultimo vidro ou tem que ficar em cima da porta diretamente para travar. Obs. acima d vidro haverá uma viga travando toda a construção

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Rogerio Sampaio Gomes
Rogério Sampaio (Caraguatatuba, São Paulo) Rogério Sampaio - há 5 anos

Viga pode ser metálica, concreto ou madeira, desde que devidamente calculada para carga e vão, considerando seu engasgamento ou apoio nas extremidades. Assim não há qualquer problema.

Vigas metálicas tem menor altura e necessita preocupar com flambagem lateral em grandes vãos, entretanto é possível calcular vigas de concreto chamadas super aramadas com menor altura. Já madeira depende do tipo, etc.

Caso haja deformação, ao ponto de comprometer o vidro poderá ter problema no cálculo, execução ou uso.

Espero ter ajudado.

Responder
Marcos Piovezam
Piovezam Engenharia E Arquitetura (Presidente Prudente, São Paulo) Piovezam Engenharia E Arquitetura - há 5 anos

Seria interessante você fazer essa viga metálica... Diretamente sobre a porta... Assim você consegue uma altura útil de viga bem menor do que se fosse fazer em concreto armado. Ficaria como se fosse um detalhe na esquadria, nem pareceria ser uma viga. Mas é imprescindível que tenha uma peça estrutural acima da porta, seja de concreto ou seja metálica

Responder
Particular - há 5 anos

R: O ideal é que seja esta viga em metalica para não ter oscilação e vir a quebrar o vidro devido a dilatação...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rogerio Sampaio Gomes
Rogério Sampaio (Caraguatatuba, São Paulo) Rogério Sampaio - há 5 anos

A viga pode ser metálica, madeira ou concreto, desde que seja calculada adequadamente para carga e vão não há qualquer problema.

Viga transfere carga (lajes, alvenaria, etc) para os pilares que por sua vez as fundações ou outras vigas.

Caso uma viga deformar ao ponto de comprometer o vidro, existe um problema no cálculo, execução ou uso.

Assim não há qualquer problema.

Espero ter ajudado

Mauro Elizio de Avelar

Boa noite.

Nessa questão caso a porta de vidro ainda não exista será excelente instalar a viga adequada aos esforço que recebera com os devidos apoios e travamentos e até mesmo tratamentos e acabamentos. Antes da instalação do piso sugiro a definição do sistema de abertura da porta, por exemplo: de abrir com quantas folhas e qual o sistema de pivotamento e fechaduras. Se optarem por sistema de correr e necessário definir o sistema de trilhos superior e inferior e se o inferior será embutido no piso somente após todas essas definições, executar as medições e projeto da porta que devera ser instalada sob a viga já instalada. Tomando muito cuidado para que as partes metálicas e de alvenaria nunca fiquem encostadas nos vidros. Devendo serem separados por causos plásticos, silicone, borrachas especiais ou nylon. Pois são materiais distintos com dilatações muito diferentes em caso de esforço fatalmente os vidros vão se quebrar.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção área de lazer na sua região