Como fazer com a viga de uma lage?

Gostaria de saber, como fazer com a viga de uma lage, porque a maioria delas tem o estribo de 48x10, e uma que fica na parede do fundo tem o estribo de 38x10, como alocar essa viga para ficar no mesmo nível das outras? Eu tenho que levantar mais a parede, ou devo tirar essa diferença no concreto? Como faço?

Como fazer com a viga de uma lage?

Gostaria de saber, como fazer com a viga de uma lage, porque a maioria delas tem o estribo de 48x10, e uma que fica na parede do fundo tem o estribo de 38x10, como alocar essa viga para ficar no mesmo nível das outras? Eu tenho que levantar mais a parede, ou devo tirar essa diferença no concreto? Como faço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 3
Eng. Luiz Paulo Mancusi
Builders Assessoria e Construções Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Builders Assessoria e Construções Ltda - há 5 anos

Boa noite. Essa informação deveria estar na planta de fôrmas com todos os cortes e níveis. Talvez tenha sido necessário fazer esta viga mais baixa por algum motivo que deve ser investigado, tipo um rebaixo de terraço. Mas caso não haja nada que impeça o seu complemento, ela poderá ser nivelada e a diferença completada com alvenaria.

Responder
Fernando De Paula Santos
FPS Engenharia (Sorocaba, São Paulo) FPS Engenharia - há 5 anos

Essa é uma questão que deveria estar esclarecida no projeto estrutural, que mostra os níveis das vigas e das lajes. Na obra, pode-se completar estes 10cm com tijolos maçiços no topo da alvenaria, nivelando a mesma com as outras vigas.

Responder
Teresa Cristina
Particular - há 5 anos

Olá,Fernando. Obrigada pela sua resposta. Isso mesmo, aumentei em tijolos para nivelar a viga com as demais, essa viga ficava em uma parede. Tem umas no meio com a mesma situação, ai já vou adequar nas formas para nivelar. Grata