Uma viga raspada pode causar problema?

Comprei uma casa pronta e após a mudança recebemos algumas fotos da construção. Foi possível identificar que realizaram uma espécie de raspagem na viga do banheiro para passagem de um cano da caixa d'água . Estou apavorada com as possíveis consequências. A casa tem 3 anos de construída e algumas pequenas fissuras (1mm). Há algo que possa ser feito para evitar maiores consequências?

Uma viga raspada pode causar problema?

Comprei uma casa pronta e após a mudança recebemos algumas fotos da construção. Foi possível identificar que realizaram uma espécie de raspagem na viga do banheiro para passagem de um cano da caixa d'água . Estou apavorada com as possíveis consequências. A casa tem 3 anos de construída e algumas pequenas fissuras (1mm). Há algo que possa ser feito para evitar maiores consequências?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 8 meses

Bom dia Haydee, tudo bem?

Depende muito o fato das fissuras e raspagem serem problemas ou não Haydee, as vezes são problemas distintos, podendo ter causas diferentes, mas assim, começando pela viga, em uma avaliação previa e sem muita informação, vê-se que a estrutura não foi planejada para a passagem de tubulação dado a raspagem da viga, pois o ideal nesse tipo de estrutura é a passagem de tubulações por shafts, que ao invés de passar pela viga desceria direto por furo panejado em laje, não afetando no caso a estrutura existente, porém assim, não é correto, mas algumas estruturas seguem o parâmetro de "furar" ou "raspar" as vigas e pilares para passagem de tubos, o que não é aconselhável.

Como no seu caso já tem a raspagem então o ideal é validar se há exposição das ferragens em qualquer ponto da estrutura, pois apesar da raspagem é necessário manter um cobrimento adequado para não haver problemas futuros na estrutura, ainda mais por ser um local de passagem de fluidos, que são lugares de mais atenção de qualquer usuário dado a maior possibilidade de vazamentos e problemas.

Sobre as fissuras por ser uma estrutura de 3 anos, informo que não é normal a incidência de patologias desse tipo tão cedo, normalmente, qualquer tipo de patologia passa a ocorrer após 5 a 7 anos da estrutura sem reforma, novamente saliento que é uma analise previa sem muita informação.

Então as fissuras apresentadas podem ser de um imóvel com incidência de vibrações, impermeabilização errada, humidade excessiva ou até talvez a diferença de tempo na finalização dos acabamentos da estruturas, fatores que podem causar esse tipo de fissurações, mas reforço, se não forem diretas ao local onde passa a tubulação que você acha que a passagem esta incorreta, normalmente não é a causa do problema.

Espero ter sanado suas duvidas mas caso queira uma avaliação mais especifica nos da Creek Engenharia e Projetos ltda, trabalhamos com a elaboração de laudos técnicos, que podem auxiliar no entendimento das causas e das correções, para sanar os problemas aos quais você reparou e até descobrir o porque das patologias precoces na estrutura, podendo elaborar projetos de hidráulica e elétrica para uma posterior reforma de correção, estamos a disposição para qualquer coisa.

Tenha um ótimo dia

Responder
Aias Dari Miranda
Adm4.0 Obras E Reformas Ltda (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Adm4.0 Obras E Reformas Ltda - há 8 meses

Bom dia.

Na foto não dá pra ver, se os ferros foram cortados.

Se não foram cortados, não tem problema.

Agora se foram cortados, será necessário fazer um serviço que restitua está ferragem.