Os vinílicos ou laminados podem ser instalados em cima de porcelanato?

Os vinílicos ou laminados podem ser instalados em cima de porcelanato? Preciso tirar o rodapé? Danifica o piso de baixo?

Os vinílicos ou laminados podem ser instalados em cima de porcelanato?

Os vinílicos ou laminados podem ser instalados em cima de porcelanato? Preciso tirar o rodapé? Danifica o piso de baixo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 7
Waldomiro Ungaretti
Ungaretti Obras (Campinas, São Paulo) Ungaretti Obras - há 7 anos

No caso dos Vinilicos onde é necessário aplicação de cola se um dia for removido será necessário um trabalho especializado de limpeza para devolver a performance do porcelanato abaixo. Como para os Laminados é de praxe a colocação de uma manta pļastica também pode ser colocado; porém se o desejo é de manter intacto o porcelanato abaixo para uma futura exposição outros cuidados e reforços deverão ser empregados.

Responder
David Monteiro
Grupo Casa Nova (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Grupo Casa Nova - há 7 anos

quando se trata de piso laminado, pode ser instalado sim! sobre piso frio!

no entanto o piso vinilico dependendo da espessura do mesmo, também pode! atualmente temos pisos vinilicos que tem variações de espessura, e para não fotografar os rejuntes do piso frio, eu aconselho usar os vinilicos de 4mm a 5mm de click!

espero ter ajudado.

Responder
Ana Lucia de
Particular - há 3 anos

Mas estraga o piso debaixo? Pois tenho porcelanato e é muito frio, queria por laminado ou econômico, mas não quero estragar o debaixo pq se eu resolver tirar o de cima quero o outro intacto pra uso...

Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 7 anos

Complementando a resposta do nosso colega CLAUDIO, primeiro deverá ser feito uma vistoria para localizar peças soltas e quebradas...conserta-las e emassar todo o piso (ou fazer um novo contra piso, pois a imperfeição do porcelanato incluindo as juntas onde ficam o rejunte que é mais baixo que o piso podem causar um futuro problema no piso vinilico.... as peças soltas podem causar infiltração e abaulamento no piso vinilico..

Responder
Náthali Nunes
Náthali Nunes (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Náthali Nunes - há 7 anos

Sandra, boa noite!

Entre as duas melhor opção para manter o piso de baixo intacto é o laminado (existem outras opções mais são mais caras). Mas ainda assim, talvez daqui há alguns anos ao remover o novo piso, você tenha surpresa indesejadas! Sobre a instalação do piso, como muitos colegas já falaram: importante garantir que o nivelamento do porvcelanato esteja ótimo, que as peças estejam bem fixas e que o espaçamento entre as peças seja mínimo e sim, será necessário remover o rodapé, caso contrario terá um resultado esteticamente feio. IMPORTANTE :

1. Para o laminado opte pela opção de manta com maior aderência.

2. Se estiver planejando a instalação em somente um ambiente, você terá um pequeno desnível no piso, existem basquetes especiais para isso, mas veja se é o que deseja.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Responder
Carolina Saad Saad
Particular - há 7 anos

Sim! Ambos podem e esta é justamente uma das grandes vantagens desses pisos. Mas é importantíssimo atentar para a instalação. Deve-se preparar a base, no caso, porcelanato. Deverá ser aplicado primer para dar aderência (no caso do porcelanato não ser "fosco") à massa niveladora que irá tirar os pequenos desníveis entre as peças anteriormente assentadas (rejuntes). Aí pode se aplicar o vinilico. No caso do laminado, os rejuntes normalmente se resolvem com uma boa manta acrílica. Tem de se analisar a situação do piso que será coberto.

Seu preparo é o segredo! Boa sorte!

Vanessa Cristina Orquisa

Sim é possível a aplicação de piso laminado ou vinílico por cima do porcelanato. Porém no caso do vinílico é necessário que se faça uma regularização do piso antigo antes da aplicação do novo. Por possuir o desnível do rejunte é necessário que se passe massa para nivelar o piso por completo.

Responder
JOSE ROBERTO LOPEZ
Parquet Paulista Ltda. Me (Goiânia, Goiás) Parquet Paulista Ltda. Me - há 7 anos

Pisos laminado são rígidos e podem sim ser instalado sobre o porcelanato. Já, no caso dos pisos vinílicos, há opção de pisos com encaixe click sem cola com 4 e 5 mm de espessura que também podem ser instalados sobre o porcelanato. Caso opte pelos colados de 2 e 3 mm. de espessura de menor preço, haverá necessidade de executar preparação com argamassa composta de cimento e cola PVA para eliminar as marcas dos encontros das peças (rejuntes) que iriam aparecer fotografadas no piso vinílico.

Responder
Allan  Machado
AM Engenharia De Projetos (Guarulhos, São Paulo) AM Engenharia De Projetos - há 7 anos

Prezada Sandra, tudo em ordem?

Sim!!! O Revestimento vinílico pode ser instalado sobre cerâmica e porcelanato.

No caso do porcelanato em questão, que usualmente possui as depressões de rejunte deve-se aplicar massa niveladora para evitar que estas depressões fotografem no revestimento vinílico após a aplicação do mesmo.

Outro cuidado é, no caso de porcelanatos ou cerâmicas com brilho e lisas, deve-se utilizar primer especifico para que a massa tenha a devida aderência ao revestimento já aplicado, no caso o porcelanato.

Forte Abraço!

Responder
Rita de Cássia Teixeira Mourão Carrara

Sandra, vc pode instalar piso laminado sobre piso de porcelanato, desde que este esteja nivelado e não tenha contato com umidade do solo; é interessante usar esse recurso quando vc aluga um imóvel , quer mudar o piso ,mas precisa devolver o imóvel com o porcelanato original. Já o piso vinílico não aceita base em porcelanato sem que vc faça uma massa pva de regularização ( cimento e cola pva, lixada) em cima do porcelanato existente. Isso é necessário para que não apareça com o tempo , o desenho do piso porcelanato no piso vinílico. Geralmente as próprias empresas que instalam o piso vinílico fazem essa regularização na base em porcelanato. Um abraço e boa obra!

Responder
Selma
Selma Lira Design (Embu, São Paulo) Selma Lira Design - há 7 anos

Olá Sandra tudo bem? Sim vc pode fazer este procedimento mas alguns cuidados devem ser observados ok desnível do piso que está em baixo ex porcelanato para isso deve se passar uma massa niveladora evitando assim que os requintes do antigo piso apareça no vitiligo se o porcelanato for brilhante antes de usar a massa niveladora deve ser aplicado um prime para melhor aderência a massa niveladora depois vc cola com adesivo especifico as reguas e piso vitiligo pode ser lavado normalmente porém ele danifica o piso original por causa da cola então se vc pensa em um dia voltar ao piso original tem também a opção de réguas de vitiligo por encaixe sem usar colas ok quanto a isso informe se com vendedor de inimigos ok um grande abraço Sandra espero ter te ajudado

Responder
Claudio Rosendo
Ideias E Ambientes (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ideias E Ambientes - há 7 anos

O piso lâminado pode sim ser instalado acima do porcelanato e até onde sei vai a manta entre os pisos, portanto não haveria o porque danificar o piso de baixo. já no caso do vinílico já vi aplicarem por cima de pisos de cerâmica, mais cuido com o instalador e com as juntas dos pisos pra não ficarem aparentes... nesse caso há a perda do piso debaixo.