Como proceder na construção do muro?

O vizinho do fundo escavou seu terreno para nivelar deixando um grande desnível entre nossos terrenos. Fez muro de arrimo no lado dele porém, escavou meu terreno para avançar com os gigantes, retirou terra e não devolveu, deixando um buraco rente ao muro. Também não fez a impermeabilização. Agora que estou aterrando para jogar a água da chuva para a rua em frente à minha casa, e não através do terreno dele, disse ao pedreiro que nao podemos jogar terra no buraco sem fazer o muro desde lá de baixo, de onde ele escavou, para não prejudicar o terreno dele, ameaçando ir pra justiça. Temos que fazer isso mesmo ou o muro somente a partir do nivel natural do terreno. Temos que impermeabilizar o muro dele antes de aterrar? Temos que reforçar nosso muro acima do nível natural por causa do aterramento? Como proceder conforme as leis e normas reguladoras e nos proteger caso ele va para a justiça?

Como proceder na construção do muro?

O vizinho do fundo escavou seu terreno para nivelar deixando um grande desnível entre nossos terrenos. Fez muro de arrimo no lado dele porém, escavou meu terreno para avançar com os gigantes, retirou terra e não devolveu, deixando um buraco rente ao muro. Também não fez a impermeabilização. Agora que estou aterrando para jogar a água da chuva para a rua em frente à minha casa, e não através do terreno dele, disse ao pedreiro que nao podemos jogar terra no buraco sem fazer o muro desde lá de baixo, de onde ele escavou, para não prejudicar o terreno dele, ameaçando ir pra justiça. Temos que fazer isso mesmo ou o muro somente a partir do nivel natural do terreno. Temos que impermeabilizar o muro dele antes de aterrar? Temos que reforçar nosso muro acima do nível natural por causa do aterramento? Como proceder conforme as leis e normas reguladoras e nos proteger caso ele va para a justiça?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Marcos Lemos Porto Alves

Boa noite. Recomendo a contratação de engenheiro civil para Laudo técnico e fotográfico e mover ação de danos a sua propriedade.

Quanto as construções, caso haja necessidade de construir muro de arrimo, há necessidade inicialmente contratar uma empresa de sondagem. Esta irá te dizer a qual profundidade deverá ser fixada a tua fundação e qual tipo de fundação será necessária.

Se o vizinho removeu o terreno proximo ou ao lado do teu muro, deverá repo-la e cria uma nova fundação.

Quanto a drenagem das águas e esgoto voce deverá analisar se é possivel lançar para a rua (frente do imovel), pois existem situações onde a rede descarrega dentro do terreno vizinho até a rua mais proxima.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Pelo descrito, precisa fazer um muro de arrimo com drenagem;

A disposição;

Francisco de Assis
AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AVL & Lopes Construções e Comércio Ltda - ME - há 6 anos

olá,Fátima tudo bem,olha só,já está errado fazer os gigantes pra dentro do seu terreno,tem outros meios da divisa para dentro do terreno dele,é chamar profissionais da área que realmente trabalhe realmente com muros de arrimos ok?

Responder
Montano & Matos Engenharia
Montano & Matos Engenharia E Terraplanagem (Peruíbe, São Paulo) Montano & Matos Engenharia E Terraplanagem - há 6 anos

bom dia, com relação a impermeabilização o Sr não e obrigado a impermeabilizar o muro do vizinho, mas também não pode usar o muro como arrimo para o seu próprio terreno, o ideal é o Sr construir o seu muro para suportar o peso do seu aterro.

Em hipótese nenhuma o seu vizinho pode escava embaixo do seu terreno, caso tenha feito isso recomendo tirar fotos do local e recorrer a um engenheiro civil para fazer um laudo técnico e embasar uma ação contra o vizinho.

Estamos a disposição para outras dúvidas,