Telhado colonial ou laje?

Tenho um espaço e preciso decidir se faço um telhado colonial ou laje, para o telhado colonial tenho medo da altura não ficar boa (2, 80), me ajude.

Telhado colonial ou laje?

Tenho um espaço e preciso decidir se faço um telhado colonial ou laje, para o telhado colonial tenho medo da altura não ficar boa (2, 80), me ajude.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Adriana Resende
Idear Arquitetura (Belo Horizonte, Minas Gerais) Idear Arquitetura - há 9 anos

Marilene, bom dia!

O telhado colonial exige inclinação entre 25 e 35% para bom escoamento de água. Fiz um cálculo rápido, usando 30% de inclinação como referência, para que você possa verificar se há a possibilidade de construção deste tipo de telhado no seu espaço. Segue:

- a altura disponível (limite máximo) é 2,80m

- considerando que o limite de altura mínimo seja de 2,00m (parte mais baixa do seu telhado), a altura ocupada pelo telhado será de 0,80cm

- com o telhado construído assim - ponto mais alto 2,80m e ponto mais baixo 2,00m, você conseguirá cobrir uma área de piso de aproximadamente 2.60cm.

Os outros itens colocados são importantes : uso, insolação e ventilação.

Responder
Aline  Passuello
Particular - há 9 anos

Bom dia Marilene

Para uma melhor qualidade térmica de ambientes fechadas, utilizamos sempre que possível laje com telhado. Isso mesmo, os dois juntos. O telhado colonial é excelente. Porém, ele requere uma estrutura bem reforçada por ser bem pesado e precisar ter uma inclinação mínima bastante elevada em torno de 25% a 35%, dependendo do tipo escolhido. Quando não se tem como colocar um estrutura assim tão pesada, ou não ficará tão bonito por causa da altura que ficará, indicamos o telhado de fibrocimento. Ele é muito mais leve e sua inclinação é bem menor, na faixa de 15%. Por esse motivo ele ficará bem mais baixo. Podendo, se quiseres, escondê-lo com uma platibanda. Mas claro, tudo isso que estou falando é de uma forma genérica. Visto que você nos passou poucos detalhes sobre o espaço que será construído. Então, aconselho que você analise o seguinte. Qual a atividade que será desenvolvida dentro desse novo espaço? Ele será mesmo fechado? Qual a orientação solar? Pega mais o sol da manhã ou da tarde? Se tiver dificuldade em analisar esses dados para fazer a melhor escolha. Por via das dúvida, opte por laje com telhado. E se te incomoda a altura da telha colonial, escolha a fibrocimento. Ela poderá ser pintada ou escondida com platibanda.

Espero ter conseguido ajudar.

Att

Arquiteta

Aline Cruz Passuello

Ettiene Abreu dos Santos

Bom dia! A escolha do telhado deverá ser analisada de acordo com o tipo de arquitetura que quer identificar sua residência... Pode ser um telhado embutido na platibanda (mureta no perímetro superior da casa com altura em média de 0,80m) ou seja ele não fica aparente, entre outros. O correto é contratar um profissional de engenharia civil ou arquitetura para fazer um levantamento, um estudo preliminar, anteprojeto, projeto básico, projeto executivo e detalhes construtivos do seu telhado.

Responder
Daniel Azeredo
Caramujo Oficina de Arquitetura (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Caramujo Oficina de Arquitetura - há 9 anos

Olá, Marilene. Seria bom ter mais informações. O que vai ser este espaço? O que tem ao redor? Que altura é esta que você está falando? Se você optar por laje, ela não exclui um sistema de impermeabilização... Vamos continuar dialogando. Se puder, poste um foto do local.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região