Tipos de argamassa

Qual o tipo de argamassa deve-se usar para assentar piso cerâmico ou porcelanato sobre ardósia?

Tipos de argamassa

Qual o tipo de argamassa deve-se usar para assentar piso cerâmico ou porcelanato sobre ardósia?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
Felipe Moraes
Cirurgião Plástico Dos Pisos (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Cirurgião Plástico Dos Pisos - há 9 anos

Boa noite Mirna Moura...

Primeiramente (como outros colegas já mencionaram) gostaria de alertar que a ardósia é uma tipo de pedra formada sobre pressão e temperatura e que com o tempo pode apresentar desprendimento de algumas lamelas de si mesma (o que é conhecido como desplacamento tabular). Com o uso de argamassa (tipo AC II ou AC III, está indicada para peças de grandes formatos) de qualidade vc consiguirá estar realizando a colocação de seu porcelanato sobre as pedras de ardósia, porém estas podem com o tempo vir a soltar lamelas criando áreas de instabilidades o que acarretará até rachaduras em seu porcelanato quando este for submetido a certa pressão (por exemplo, o caminhar de uma pessoa).

Sendo assim, pensando em um futuro onde possa estar ocorrendo tudo o que foi exposto acima não recomendaria a instalação do porcelanato.

Saliento que estamos a sua disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Cores e Tons Reformas e Pinturas

Piso sobre piso pode ser Argamassa ACII e para paredes ACIII, tenho na minha casa desde 2000 sem problemas algum, melhor usar marcas como Quartzolit e Votorantim, mas seria melhor retirar a ardósia por ser uma pedra que costuma lascar podendo vir a ter problemas futuros, geralmente são fáceis de soltar.

Responder
Mauro  Pereira Lima
Metálica Soluções Em Reformas E Reparos (Paulista, Pernambuco) Metálica Soluções Em Reformas E Reparos - há 9 anos

A Ardósia por se tratar de um pedra irregular, aconselho a retirada. Caso aplique sobre ardosia ira gastar muita argamassa ACIII para regularizar nivelamento e retirando pode utilizar a argamassa comum se piso cerâmico interno, se for externo o valor da argamassa externa é praticamente o mesmo valor da AClll. Se for assentar porcelanato, não coloque sobre ardósia, trara problemas futuros.

Responder
Ictus Soluções Prediais GESTÃO DE NEGÓCIOS
Particular - há 9 anos

O ideal é a retirada da ardósia. No balanço de custo final, o valor da mão-de-obra para retirada da ardósia comparado com o custo extra da Argamassa ACIII acaba se equiparando. A argamassa ACIII não soltará da ardósia nem do porcelanato, mas a ardósia poderá se soltar de si mesma (lascas). A argamassa específica para porcelanato é cerca de 30% mais barata que a argamassa ACIII.

Rodrigo  Razeira
Particular - há 9 anos

Deverá ser aplicado com cimento colante tipo aciiI desde que não haja resinas e/ou tintas impermeabilizantes que impeçam a aderência do mesmo.

Recomendo também que seja quartzolit por sua qualidade.

Att

rodrigo razeira

r a z e c o n

Bruno Basso
Bruno Basso Interiores (São Bernardo do Campo, São Paulo) Bruno Basso Interiores - há 9 anos

Bom Dia Mirna, tudo bom?

O ideal seria retirar a ardósia, pois pense na espessura nas portas. Você possui a espessura da ardósia mais do porcelanato.

A argamassa mais indicada é do tipo AC3 branca ou cinza, por ser a mais resistente em diversos casos e evita que se soltem as peças. Este tipo você encontra em Home Centers (Telhanorte, Leroy Merlin, etc), verifique um instalador profissional para que o trabalho seja triplicado no quesito qualidade.

Espero ter ajudado.

Abraços