Água da pia da cozinha pode ser conectada no cano do ralo do chuveiro?

Foi ligado o cano da cozinha de saída de água junto com o cano do ralo do chuveiro, pode isso?

Água da pia da cozinha pode ser conectada no cano do ralo do chuveiro?

Foi ligado o cano da cozinha de saída de água junto com o cano do ralo do chuveiro, pode isso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Jonata Braiam Barbosa
Irmãos A Obra Sc (Joinville, Santa Catarina) Irmãos A Obra Sc - há 2 meses

Conectar a água da pia da cozinha diretamente ao cano do ralo do chuveiro não é uma prática recomendada ou adequada por vários motivos. Vamos considerar algumas questões importantes:

Finalidade e Uso Diferentes: O cano do ralo do chuveiro é projetado para receber água proveniente do escoamento do chuveiro, que geralmente contém resíduos de sabão, cabelo e outras impurezas. Por outro lado, a água da pia da cozinha pode conter restos de alimentos, óleos e outros materiais que não são apropriados para o mesmo sistema de esgoto.

Riscos de Entupimento: Conectar a água da pia da cozinha ao cano do ralo do chuveiro pode aumentar significativamente o risco de entupimentos. Os resíduos de alimentos e óleos podem se acumular e obstruir o encanamento, causando problemas sérios que exigem manutenção e reparos frequentes.

Normas e Regulamentações: Em muitos lugares, as instalações hidráulicas devem seguir normas específicas de segurança e saneamento. Misturar diferentes tipos de esgoto pode violar essas normas e resultar em infrações ou problemas legais.

Saúde e Higiene: Águas residuais de diferentes fontes podem ter níveis variados de contaminação e requerem sistemas separados para garantir que não haja riscos para a saúde pública ou contaminação ambiental.

Responder
CARLOS SMICELATO
Carlos (Ribeirão Preto, São Paulo) Carlos - há 2 meses

O esgotamento da cozinha obrigatoriamente deve passar por uma caixa de gordura, antes de alcançar a rede pública. Após a caixa de gordura, ai sim, ela vai encontrar as demais redes de esgoto da casa. Mas a rede da cozinha se encontrar com o esgotamento do chuveiro, não é normal. Aliás, é possível até que volte cheiro ruim pelo ralo do chuveiro.

Responder
Jonata Braiam Barbosa
Irmãos A Obra Sc (Joinville, Santa Catarina) Irmãos A Obra Sc - há 2 meses

Sim, você está correto. Para evitar problemas de entupimento e garantir o bom funcionamento do sistema de esgoto, é recomendável que as saídas de esgoto de pia de cozinha e churrasqueira sejam conectadas a uma caixa de gordura. A caixa de gordura tem a função específica de reter gorduras e resíduos sólidos que podem estar presentes nessas águas residuais, impedindo que esses materiais entrem no sistema de esgoto principal.

### Função da Caixa de Gordura:

**Retenção de Gordura e Resíduos:** A caixa de gordura retém gorduras, óleos e resíduos sólidos que são comuns nas águas residuais da pia da cozinha e da churrasqueira. Isso evita que esses materiais se acumulem nos canos, causando entupimentos.

**Proteção do Sistema de Esgoto:** Ao reter esses materiais, a caixa de gordura protege o sistema de esgoto da sua casa ou estabelecimento, garantindo que ele funcione de maneira eficiente e prolongando a vida útil dos encanamentos.

**Conformidade com Normas Locais:** Em muitos lugares, a instalação de caixas de gordura é obrigatória por lei ou regulamentos locais de saneamento. Isso ajuda a manter a saúde pública e a proteger o meio ambiente.

Verificação e Manutenção:

É importante verificar regularmente a caixa de gordura e realizar a manutenção conforme necessário. Isso pode incluir a remoção dos resíduos retidos e a limpeza adequada da caixa para garantir seu funcionamento eficiente.

Em resumo, conectar as saídas de esgoto da pia da cozinha e da churrasqueira a uma caixa de gordura é uma prática recomendada e essencial para o bom manejo de resíduos em uma residência ou estabelecimento comercial. Isso ajuda a evitar problemas de entupimento e contribui para a manutenção adequada do sistema de esgoto.

Edileuza Alves
JBQ CONSTRUÇÕES LTDA (São Bernardo do Campo, São Paulo) JBQ CONSTRUÇÕES LTDA - há 2 meses

Pessoal! entendam uma coisa, quando se constrói uma casa é necessário te uma rede de esgoto, ponto.

Ali vai ter a distribuição, haverá uma caixa de esgoto, e dependendo da construção haverá até 2 caixas de esgoto, quando a casa é grande.

Quando uma casa é pequena, constrói uma caixa, porém haverá a distribuição, onde esta caixa receberá os resíduo, o sai da cozinha, da lavanderia, do banheiro, entende? , é isso. dada um no seu quadrado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região