Posso denunciar o prédio por risco de incêncio?

Moro em um prédio antigo de 2 andares, sem portaria e sem condomínio, no centro. Vivo aqui há 2 anos e enfrento constantes problemas com o chuveiro, pois o prédio é 110v e não 220v. Mesmo trocando o chuveiro e a resistência, eles queimam no mesmo dia. Um eletricista informou que a fiação está errada e precisa ser trocada. A imobiliária sempre se recusou a resolver, alegando que só nós reclamamos. O fio do chuveiro chegou a explodir durante um banho, e os banhos se tornaram quase frios. Tivemos que tomar banho na academia. Após discussões com a imobiliária, chamamos um eletricista de fora, que constatou que a fiação é irregular e antiga, oferecendo risco de incêndio. Também tivemos problemas com tomadas, que derreteram com o uso de eletrodomésticos normais. Gostaria de saber se devo e posso denunciar isso e se há risco de despejo.

Obrigado.

Posso denunciar o prédio por risco de incêncio?

Moro em um prédio antigo de 2 andares, sem portaria e sem condomínio, no centro. Vivo aqui há 2 anos e enfrento constantes problemas com o chuveiro, pois o prédio é 110v e não 220v. Mesmo trocando o chuveiro e a resistência, eles queimam no mesmo dia. Um eletricista informou que a fiação está errada e precisa ser trocada. A imobiliária sempre se recusou a resolver, alegando que só nós reclamamos. O fio do chuveiro chegou a explodir durante um banho, e os banhos se tornaram quase frios. Tivemos que tomar banho na academia. Após discussões com a imobiliária, chamamos um eletricista de fora, que constatou que a fiação é irregular e antiga, oferecendo risco de incêndio. Também tivemos problemas com tomadas, que derreteram com o uso de eletrodomésticos normais. Gostaria de saber se devo e posso denunciar isso e se há risco de despejo.

Obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Sheyla Reuter REUTER
Studio Sheyla Reuter (Praia Grande, São Paulo) Studio Sheyla Reuter - há 1 mês

Olá Maria Eduarda, sou muito técnica e analitica e por isso relatarei de forma especifica como proceder, antes que vc acabe respondendo um processo invertido do predio.

Seu caso necessita de um pouco mais de informação.

você diz que a rede geral do predio é 127V, seria isso?

e seu chuveiro é qual voltagem? e de quantos Watts?

Seu disjuntor do chuveiro é individualizado? e qual amperagem (A)?

e a rede elétrica na sua unidade qual espessura do cabo de entrada apto (informe tb a (A) disjuntor geral?

E fio 2,5mm ou cabo 4mm ou que sai do disjuntor do chuveiro até chegar no seu chuveiro? Possui aterramento este predio?

Estas seriam as informações prioritárias para detectar se suas instalações foram feitas corretamente. Pois para um fio interno para explodir ou queimar, é pq algo dentro da sua unidade foi feita de forma inadequada e o disjuntor geral não desarmou antes que isso ocorresse. Estranho!

Em caso de prédio/condomínios antigos, geralmente o quadro de luz apresenta um cabeamento de entrada bem inferior ao que é exigido hoje no prédios novos, portanto deve respeitar a carga máxima que seu prédio determina. Não adianta vc melhorar dentro do imóvel se a rede principal também não suportar, entende?

Neste caso basta você abrir solicitação reunião e que coloque em pauta assembleia para reformas na rede de entrada elétrica, ai se aprovado vcs moradores vão arcar em cotas iguais para :

Solicitar junto empresa energia a troca do cabeamento rede entrada para maior, com base num projeto elétrica

Contratar empresa especializada para refazer toda a fiação do quadro (medidor) adequando disjuntores gerais e DR e levando a rede para cada unidade (quadro de distribução interno)

Depois cada morador pode adequar novos disjuntores individuais para chuveiros / micro-ondas / máquinas lava-seca/ e criar uma rede adequada para panelas e eletros que tenham resistência.

Parece complexo mais pessoas habilitadas ao ler minhas orientações saberão que esta é a forma correta de executar uma obra.

E quanto ao AVCB nas inspeções feitas pelos bombeiros não costumam entrar em cada unidade, só nas áreas comuns geralmente, então não tem como vc abrir denúncia do prédio se são os próprios moradores que estão gerando sobrecargas e ainda colocando a todos em risco achando que contratar pessoas "mão de obra baratas " vão resolver esta questão. Elétrica é um dos maiores agravantes de incendio no Brasil!

Você e moradores respondem Criminalmente e civilmente , pq nesta hora não existe leigo, a justiça entende que é obrigação de qq cidadão, RRT do serviço de mudanças elétrica, contratar empresa credenciada ou diregentes de obra arquiteto ou engenheiro e ai você não estaria passando por isso.

Mais escolhas podem gerar prejuizo de uma vida!

Espero ter ajudado.

Estamos a disposição para assessora-la.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 13 dias

Prezada colega, ela como leiga, jamais saberá responder as corretas e lucidas perguntas solicitadas !!! Destaco que todas as suas perguntas são coerentes, fundamentais e profissional, mais para isso, ela tem dois caminhos, o primeiro a contratação de um Perito de Engenharia Legal e o segundo a solicitação gratuita do Corpo de Bombeiro Militar para averiguar, já que a maioria dos municípios a Defesa Civil, trabalham com Técnicos de Edificação. Não vejo risco pelo fato de buscar segurança a sua família e aos demais moradores, crime que possa gerar processo Civil ou Criminal contra ela !!!

Valdemir Nogueira Chagas

Maria Eduarda, bom dia!

Todo prédio multifamiliar tem que ter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Duas sugestões:

1) Verificar se há o AVCB e se o mesmo está dentro da validade, pois para que isso aconteça um engenheiro civil ou eletricista de aval para as instalações elétricas;

2) Contratar um engenheiro civil ou eletricista para emitir "Laudo Técnico" das instalações elétricas, que servirá de apoio ténico para seu pedido junto aos órgãos competentes, e/ou jurídicos.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 1 mês

Prezada é um direito do ocupante de um imóvel de um prédio multifamiliar, ao constar risco de incêndio, denunciar de forma objetiva, a Defesa Civil do Município, como também ao CBMRJ- Corpo de Bombeiro Militar do RJ, que varão vistoria, intimando e dando prazo para regularização da ANOMALIAIS !!!!

Espero ter ajudado.

Atenciosamente

Manoel Luis Guimarães

Perito de Engenharia Legal

Membro do IBAPE - Inst. Brasileiro de Pericia de Engenharia

Perito Cadastrado no TJRJ - Tribunal de Justiça do RJ

Responder
Demian Guaracy Arias de Alcântara

Aqui está uma resposta que você poderia enviar para Maria Eduarda:

---

Oi, Maria Eduarda,

Pelo que você descreveu, a situação é bem séria e envolve riscos à segurança de todos os moradores. Se a fiação está realmente irregular e oferecendo risco de incêndio, a imobiliária tem a obrigação de resolver o problema. O fato de vocês serem os únicos a reclamar não diminui a responsabilidade deles em garantir que o imóvel esteja em condições seguras de habitação.

Sobre denunciar, sim, você pode e deve considerar isso. Você pode entrar em contato com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para relatar o risco, e também com a Secretaria Municipal de Habitação ou Procon para orientação sobre como proceder. Em casos mais extremos, procurar um advogado para entender melhor os seus direitos e os possíveis passos legais também é uma opção.

Quanto ao risco de despejo, isso vai depender de vários fatores, incluindo o contrato de aluguel e a maneira como a situação for conduzida. No entanto, os proprietários não podem despejar você sem seguir os procedimentos legais adequados. Como você está tentando resolver uma questão grave de segurança, é improvável que isso seja motivo legítimo para despejo, mas é sempre bom ter apoio jurídico se necessário.

Espero que consigam resolver isso logo e que tudo se normalize o quanto antes. Att Arquiteto Demian CAU: A162636-1

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região