Alteração nas portas do Ap: É necessário autorização para essa mudança?

O apartamento tem duas portas de entrada, uma na e outra na sala, posso fechar (alvenaria) a da cozinha e deixar só uma porta de entrada, no caso a da sala? É necessário autorização para essa mudança? Que quem?

Alteração nas portas do Ap: É necessário autorização para essa mudança?

O apartamento tem duas portas de entrada, uma na e outra na sala, posso fechar (alvenaria) a da cozinha e deixar só uma porta de entrada, no caso a da sala? É necessário autorização para essa mudança? Que quem?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Inicialmente verifique com seu sindico ou com o conselho de obras de seu condominio se este procedimento é autorizado, se sim, contrate um arquiteto ou engenheiro para fazer o plano de obra e emitir a ART;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 3 anos

Oi Pedro! Conforme a NBR 16.280 de reformas, é necessário ter um responsável técnico pelo serviço (arquiteto ou engenheiro), e um documento de responsabilidade técnica (ART ou RRT) para o projeto e para a execução da obra e um plano de reforma, com o que será realizado, horários de entrada e saída de materiais e pessoas, entre outros documentos. Os documentos devem ser apresentados ao síndico e ele deve autorizar a obra.

Responder
Ruth Antunes Rangel
Rangel Engenharia (Águas Lindas de Goiás, Goiás) Rangel Engenharia - há 3 anos

Boa tarde pedro, tudo bem?

Bom, caso o AP seja alugado, você deve conversar com o respectivo proprietário e deixar claro que deseja fechar uma dessas portas, por questão de ganho de área, de privacidade ou por ouro motivo que jugar importante.

Caso o AP seja seu, é importante conversar com o síndico, pois uma reforma dessa, mesmo pequena, também influencia na vida dos outros que residem nesse edifício. Caso o síndico julgue necessário, ele pode agendar uma pequena reunião com os moradores mais próximos de você, pra esclarecer que seu apartamento passará por uma pequena reforma.

Isso deixará claro pra toda vizinhança que pessoas estarão entrando e saindo, que materiais estarão chegando e que é possível a presença de barulhos em determinado período do dia, sem contar poeira ou sujeiras.

Espero ter te ajudado!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região