Como proceder com a alvenaria em um edifício?

Num edifício, por exemplo, a alvenaria deve ser iniciada somente depois que toda a estrutura for levantada, ou pode ser executada mesmo com o andamento do levantamento das estruturas ? Neste caso, há alguma condição especial ?

Como proceder com a alvenaria em um edifício?

Num edifício, por exemplo, a alvenaria deve ser iniciada somente depois que toda a estrutura for levantada, ou pode ser executada mesmo com o andamento do levantamento das estruturas ? Neste caso, há alguma condição especial ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Quando você coloca uma carga na viga, ela poderá não ter a resistência suficiente para suportar, ter uma flecha maior do que a esperada e isso irá atingir a alvenaria inferior.

Eu sigo a recomendação dos livros técnicos que é fazer a estrutura e começar com a alvenaria do último andar para o primeiro. E tomo cuidado com o encunhamento. E o último andar eu dou atenção especial em caso de não ter telhado, pois tende a fissura bastante na ligação estrutura e alvenaria.

Os pedreiros costumam levantar a alvenaria e depois fazem a estrutura (em casas). Não sigo esse procedimento nem em casas, pois eu dou garantia pelo serviço e não tenho problemas com fissuras.

Responder
Gilmar dos Santos
Pedra Branca Construções (Florianópolis, Santa Catarina) Pedra Branca Construções - há 7 anos

Boa Tarde Pedro.

A alvenaria pode ser levantada juntamente com a continuação dos serviços de estrutura nos andares superiores.

A condição "especial" é atentar para os prazos de escoramento e desforma que podem ser retirados por total após 21 dias de cura.

Caso não tenha um plano no projeto para o tempo de desforma, proceda como segue :

1- Retirada das laterais das formas: 3 dias;

2- Partes inferiores das formas( fundos de vigas e lajes), permanecendo as escoras principais espaçadas: 14 dias;

3- Retirada total das formas e escoras: 21 dias

Caso haja sobrecarga é bom deixar deixar algumas escoras até que a carga seja retirada. (Sobrecarga é uma carga além da que está projetada).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região