Quais os riscos da alvenaria estrutural?

Comprei um apartamento de alvenaria estrutural com 9 andares e 22 anos de idade, aparentemente em bem conservado, mas agora estou com arrependido, com receios de problemas estruturais, tenho 2 dúvidas

1- se alguém quebra uma parede ou algo do tipo o prédio pode colapsar de uma hora pra outra ou ele vai apresentando indícios até ser corrigido?

Sei que infiltrações em vigas e pilares são graves e no caso de AE qualquer infiltração em paredes pode ser grave? Infiltrações em construções de alvenaria estrutural sao mais graves que em concreto armado?

Quais os riscos da alvenaria estrutural?

Comprei um apartamento de alvenaria estrutural com 9 andares e 22 anos de idade, aparentemente em bem conservado, mas agora estou com arrependido, com receios de problemas estruturais, tenho 2 dúvidas

1- se alguém quebra uma parede ou algo do tipo o prédio pode colapsar de uma hora pra outra ou ele vai apresentando indícios até ser corrigido?

Sei que infiltrações em vigas e pilares são graves e no caso de AE qualquer infiltração em paredes pode ser grave? Infiltrações em construções de alvenaria estrutural sao mais graves que em concreto armado?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Walbert Silva
Ws Engenheiro Walbert Silva (Sorocaba, São Paulo) Ws Engenheiro Walbert Silva - há 2 anos

Um excelente dia Sr Valdiomar!

A construção feita em qualquer método construtivo que tenha atendido as normas são seguras.

A recomendação que faço é verificar as condições do condomínio e se foram feitas as manutenções previstas nos manuais respectivos (proprietário e síndico).

Essas manutenções garantem a longevidade das edificações.

Em caso de dúvida, recomento o acionamento de um profissional de Engenharia para avaliação das condições das edificações.

Responder
Zaqueu Alves Barros

Bom dia tudo bem execução estrutural seja ela em alvenaria o bloco de cimento é segura a diferença da convencional é que lá é usada mas usamos Pilares e a estrutural usa Serro de 1 m de distância ao cerro cheio de concreto substituindo Pilar insegurança é extremamente seguro no caso para tirar parede seja estrutural convencional você vai precisar da orientação do engenheiro e da planta do seu apartamento para qualquer mudança até porque nós temos leis que foram aprovadas nos últimos 3 anos que há necessidade acompanhamento do engenheiro para qualquer tipo de apartamento seja estrutural seja ele convencional a diferença aí é só no ground que é um ferro cometido extensão do outro lá com a parede em todas elas mas a base de estrutura é a mesma convencional se for bom que eles colocaram broca estrutura é a mesma seja bate-estaca seja broca é a mesma estrutura sucesso meu amigo fique em paz é seguro

Responder
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Alvenaria estrutural é um sistema consolidado no brasil e seguro; Não se deve tirar paredes, pois a estrutura trabalha em conjunto, e qualquer estruturas antes de qualquer colapso, ela mostra os indicios, como revestimento caindo, trincas e fissuras, etc...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Construção Brasil
Construção Brasil (Santo André, São Paulo) Construção Brasil - há 2 anos

Bom dia, Sr. Valdiomar! Tudo bem? É muito relativo, tem que pegar a fundação e ver como foi feita a estrutura do prédio, agente não consegue apontar se vai fazer falta ou não... isso ai são coisas que devem ser analisados na planta e não tem como falar o que pode ser feito. Mas qualquer parede que vc mexe sem você ter o conhecimento do pessoal da planta e analisar e ver as possiveis condições pode entrar em colapso sim. O quer for estrutural dever ser verificados e ter aprovações!

Responder
Fabio  Rodrigues
FRC Construtora (Barretos, São Paulo) FRC Construtora - há 2 anos

Bom dia....

Não se deve rasgar a parede por conta da estrutura que o Edificio apresenta...

Sobre a questão das infiltrações...vc consegue resolver com o tratamento das fissuras e revestimentos soltos....fazendo a impermeabilização da fachada

Sendo assim vc evitará que as ferragens sejam danificadas..

Responder
Hilley de Gouvêa Seixas Oliveira

Bom dia.

Avenaria estrutural tem algumas particularidades. Por não existir pilares e vigas das formas convencionais, os blocos fazem a função de sustentação e distribuição das cargas. Por isso de fato não se deve retirar, "rasgar" na diagonal nem horizontal. Todo o projeto é concebido levando em consideração cada fiada, pontos de graute, vergas e contravergas.

Com relação a infiltração, concreto armado pode sofrer um pouco mais por conta da corrosão da armadura que pode sofrer oxidação e consequentemente fissuras ou trincas na estrutura de concreto.

Infiltrações em paredes de alvenaria estrutural podem ser resolvidas com aplicação de impermeabilizantes nas argamassas e junta de dilatação.

Para o caso de desconfiança significativa, sugiro contratar um engenheiro especialista em patologia para uma avaliação detalhada do caso e então ele irá avaliar os riscos e propor uma solução.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região