Como instalar ar-condicionado portatil?

comprei um ar-condiconado portátil 110V, preciso de tomadas de 20A as tomadas do apt são de 10A, tem outra opção, a nao ser trocar as tomadas e os fios das tomadas onde irei ligar este ar-condicionado alem dos dijuntores.

Como instalar ar-condicionado portatil?

comprei um ar-condiconado portátil 110V, preciso de tomadas de 20A as tomadas do apt são de 10A, tem outra opção, a nao ser trocar as tomadas e os fios das tomadas onde irei ligar este ar-condicionado alem dos dijuntores.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Renato  de Almeida Santos
J&r Soluções - Climatização (Angra dos Reis, Rio de Janeiro) J&r Soluções - Climatização - há 6 meses

Tem que vê qual a potência do equipamento antes, não adianta trocar a tomada pra 20A se os fios forem de bitola inferior a recomendada, recomendo chamar um eletricista pra analisar o circuito.

Lembrando que : ar condicionado tem que ter um circuito exclusivo pra ele.

Responder
Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 3 meses

Parabéns pela sua compra! Um ar-condicionado portátil pode ser uma excelente opção para manter sua casa fresca durante os dias quentes de verão.

No entanto, é importante que você tome as medidas necessárias para garantir que seu ar-condicionado possa ser instalado com segurança. Como você mencionou, o seu ar-condicionado requer uma tomada de 20A, enquanto as tomadas em seu apartamento são de 10A.

A opção mais segura seria contratar um eletricista qualificado para instalar uma tomada de 20A em sua casa. Isso garantirá que a instalação seja segura e esteja em conformidade com os códigos elétricos locais.

Trocar os fios e os disjuntores também pode ser necessário, dependendo das especificações do ar-condicionado portátil que você comprou. Se você não tiver experiência em trabalhos elétricos, é altamente recomendável que você deixe isso nas mãos de um profissional.

Além disso, é importante que você siga as instruções do fabricante ao instalar e operar o seu ar-condicionado portátil. Isso inclui posicionar o aparelho em uma área bem ventilada, manter o filtro limpo e não sobrecarregar a tomada elétrica.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Boa sorte com a instalação do seu ar-condicionado portátil!

Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 6 meses

O ideal e chamar um especialista no assunto, e necessário conferir rede elétrica, potencia do equipamento, instalar uma rede com fiação, com disjuntor somente para este equipamento, isto gera segurança e economia.

Atte: Marcelo Marques.

Responder
Oliveira César
Oliveira César Projetos E Execuções. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Oliveira César Projetos E Execuções. - há 6 meses

Mesmo o aparelho sendo portátil o ideal e mais seguro é puchar uma fonte de energia independente para o aparelho usando fio 2.5 flexível ou rígido saindo do quadro de energia, acompanhado de um disjuntor de 15 a 20 Ampére e tomada de 20 ampéres.

Responder
Multitec consultorias e manutenções preventivas

Bom dia prezado, lembre-se sempre que aparelhos de Ar condicionado deverá sempre ter um disjuntor exclusivo para ele, veja se no manual do aparelho existe alguma informação sobre adaptadores para tomadas de amperagem inferior, caso não tenha recomendo fortemente que busque a consultoria de um eletricista para lhe ajudar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região