Qual fio e disjuntor para ar-condicionado de janela?

Comprei um ar condicionado 127V de janela e gostaria de saber qual fio e qual disjuntor devo usar. Ele é de 12kbtu da Consul e no site informa que tem uma potência de 1600W.

Qual fio e disjuntor para ar-condicionado de janela?

Comprei um ar condicionado 127V de janela e gostaria de saber qual fio e qual disjuntor devo usar. Ele é de 12kbtu da Consul e no site informa que tem uma potência de 1600W.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 6 dias

Para a instalação segura e eficiente do seu ar-condicionado de janela de 12.000 BTUs da Consul, com potência de 1600W e operando em 127V, é fundamental escolher o fio e o disjuntor adequados. A escolha correta desses componentes garante não apenas o bom funcionamento do aparelho, mas também a segurança da instalação elétrica da sua casa.

Para o fio, a recomendação baseia-se na corrente elétrica que o aparelho irá demandar. A corrente elétrica (em amperes) pode ser calculada pela fórmula I = P/V, onde "I" é a corrente, "P" é a potência (1600W) e "V" é a tensão (127V). Substituindo os valores, temos I = 1600W / 127V, o que resulta em aproximadamente 12,6 amperes. Considerando essa corrente, e aplicando uma margem de segurança, é aconselhável utilizar um cabo de 2,5mm², que é adequado para correntes de até 21 amperes em instalações com método de referência B1 (embutido em eletroduto de seção circular embutido em parede termicamente isolante), segundo a norma NBR 5410.

Quanto ao disjuntor, ele deve ser escolhido de forma a proteger a instalação, mas sem desarmar desnecessariamente. Para um aparelho de 12,6 amperes, um disjuntor de 20 amperes é geralmente recomendado. Este valor oferece uma margem de segurança adequada, evitando desarmes por sobrecarga em situações de pico temporário de consumo do ar-condicionado, mas ainda assim garantindo a proteção da instalação elétrica. É essencial verificar se o circuito elétrico onde o aparelho será instalado é exclusivo para ele, para evitar sobrecargas devido ao uso compartilhado com outros aparelhos.

Lembrando sempre, é de extrema importância que a instalação seja realizada por um profissional qualificado, para assegurar que todos os padrões de segurança sejam rigorosamente seguidos e para garantir o funcionamento eficiente e seguro do seu ar-condicionado.

Responder
Wilson Marcos da Silva
W2 Projetos & Reformas. (Suzano, São Paulo) W2 Projetos & Reformas. - há 9 dias

Certamente,por ser de janela,não existe + o manual do fabricante,que normalmente orienta a respeito.

Para chegar a um calculo de corrente adequado,existem varios fatores determinantes:

- local residencial ou comercial

- incidência termica no ambiente ( quantas pessoas,tipo de iluminação,potencia e quantidades de lampadas e aparelhos eletronicos,enfim,situações que traduzidas em uma equação,te darão um valor seguro de disjuntor.

Disjuntor Din unipolar de 16Amperes,cabo flexivel 2,5mm e um aterramento bem feito te atende ( teoricamente).,se for na sua residência.

Mas te aconselho pedir orientação com um tecnico de climatização,caso seja cliente comercial ou industrial,pra fazer o levantamento acima

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região