ar condicionado

Como devo usar um vacoômetro

ar condicionado

Como devo usar um vacoômetro

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Felipe Germano
Tradição Ar Condicionados (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Tradição Ar Condicionados - há 9 anos

Você pode instalar o vacuômetro no meio da linha de vácuo através de mangueiras,

porém esse procedimento é recomendado apenas a sistemas de baixa capacidade, para

sistemas maiores recomenda-se manter fechado uma das conexões do vacuômetro e

através de uma mangueira interligar a uma linha que se comunique ao sistema onde se

está fazendo o vácuo, por exemplo uma outra saída da bomba.

· Dê preferência a fazer vácuo simultaneamente no lado de baixa e alta e use mangueiras

mais curtas possíveis.

· O vapor gerado pela bomba pode contaminar o sensor eletrônico do vacuômetro.

· Antes de desligar sua bomba retire seu vacuômetro do sistema a fim de evitar

contaminação do sensor.

· Antes de ligar a bomba ao sistema mantenha todas as válvulas fechadas por 10

segundos após a bomba estar ligada.

Operação:

Ligue a bomba de vácuo, com as mangueiras já conectadas (sem usar chaves) ligue o

vacuômetro e aguarde 15 segundos para estabilização.

O tempo necessário e a eficiência do vácuo em qualquer sistema de refrigeração ou arcondicionado

depende diretamente do tamanho desse sistema e da capacidade de sua

bomba de vácuo.

Os fabricantes de compressores não recomendam um nível de vácuo inferior a 300

microns sob pena do óleo do compressor evaporar.

Em sistemas grandes (mais que 3 TR) recomenda-se um vácuo em torno de 700~600

microns, em sistemas menores 400~300 microns são suficientes.

Responder
Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 9 anos

Ola sr. Alvaro.

Um sistema de refrigeração funciona com determinado tipo de gás dentro do sistema, seja, r134a, r22, 410a, co2 ou diversos outros gases.

Cada gás refrigerante possuI propriedades termodinâmicas de pressão/temperatura. Por exemplo, o r22 a 58 psig (libra por polegada quadrada) esta a uma temperatura de 0 graus celcius.

O vácuo serve para retirar todos os demais gases do sistema - antes de você dar a carga com o gás que seu equipamento utiliza. Isso assegura que o rendimento termodinâmico previsto em no gráfico de muller/ph para o gás utilizado.

Por exemplo: caso você não efetue vácuo corretamente (pelo menos 250 microns de hg) seu sistema nunca terá o máximo rendimento possível pois terá uma mistura de gases como por exemplo, nitrogênio, vapor de agua e os demais gases que compõem a atmosfera. Uma vez que estes gases entram no sistema quando este esta aberto na fabricação ou manutenção.

Tudo depende do gás que você vaI usar. Para que o procedimento de vácuo seja realizado com qualidade e para que você tenha a certeza de que realmente é seguro liberar o gás sem que exista qualquer nível de umidade ou qualquer outro tipo de gás no sistema, é necessário que tenha atenção em alguns detalhes e é preciso fazer o uso de algumas ferramentas essenciais para o procedimento de vácuo.

Manifold completo com três mangueiras para o tipo de gás adequado que será usado, bomba de vácuo e o vacuômetro. São as ferramentas principais para esse procedimento.

1° passo: conecte a saída(lado direito do aparelho) do vacuômetro na entrada da bomba de vácuo.

2° passo: conecte a mangueira de serviço(mangueira amarela) na entrada do vacuômetro.

3° passo: conecte a mangueira de "baixa"(azul) na entrada de serviço do aparelho.

4° passo: ligue a bomba de vácuo e observe com cautela os "microns de hg" até que se atinja o valor necessário para a quebra de vácuo (liberação do gás no sistema).

Após esses passos, de acordo com o gás que será utilizado você deve aplicar uma quantidade mínima de microns de hg. Por exemplo: o gás refrigerante r22 pede-se no mínimo 250 "micron de hg". Já o gás 410a pede no mínimo 500 "micron de hg".

Então preste muita atenção nos procedimentos e tenha em mãos as ferramentas adequadas para que você possa realizar todos os procedimentos necessários com qualidade e garantia de um ótima instalação.

Boa sorte e espero ter ajudado.

Josué silva batista.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região