Que tipo de chave pode ser usada para ligar e desligar aparelhos de ar-condicionado?

Bom dia, no CPD da empresa qual trabalho temos 2 aparelhos de ar condicionado. Porém o técnico que faz a manutenção disse que não poderiam ficar os 2 ligados ao mesmo tempo, e nos falou de uma chave que faz esta mudança automaticamente, alguém pode me dizer o nome deste aparelho?

Que tipo de chave pode ser usada para ligar e desligar aparelhos de ar-condicionado?

Bom dia, no CPD da empresa qual trabalho temos 2 aparelhos de ar condicionado. Porém o técnico que faz a manutenção disse que não poderiam ficar os 2 ligados ao mesmo tempo, e nos falou de uma chave que faz esta mudança automaticamente, alguém pode me dizer o nome deste aparelho?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Robson Moraes
Ambientar Reformas Rápidas (Ceilândia, Distrito Federal) Ambientar Reformas Rápidas - há 8 anos

Dependendo do tamanho do C.P.D da empresa a necessidade dos 2 aparelhos ligados devido a alta exigência dos aparelhos de dados.

Pra ser ligado os dois a sala tem q ter ( saturação x insuflamento) uma renovação de ar ( igual sistemas de banco, onde é fechado e tem renovação de ar externo mantendo a refrigeração do local e nao desligando o ar mantendo renovação de ar).

No seu caso

ou faz esse sistema fazendo

coloca um exaustor em cano de 100mm puxando ar de fora pra dentro da sala

colocar uma grelha (acha na Internet todo tamanho aconselho mínimo 25 x25mm) na porta de entrada da sala, assim vai ter renovação de ar e mantém os dois ar ligados se a sala for pequena programa no controle um liga 12h e outro as outras 12 hrs.

Outra dica nessa chave e

retira a placa, coloca um disjuntor pra cada ar e um programador (coel) uma contatorá sendo q quando ativado o coel ele aciona a contatorá e assim ligando o ar no dia e horário programado no coel assim ficando a critério a programação utilizada.

A energia deve está boa, creio q não é o caso ligar um e depois o outro. Mais deve dar uma olhada quando ligar os dois ver voltagem e amperes q está sendo usado no circuito.

Responder
Leandro Góes
Particular - há 8 anos

Ulisses, busque com o profissional da refrigeração as informações sobre o aparelho para que possamos ajuda-lo melhor, ou se possível, postar uma foto do equipamento em questão.

Abraços

Welen Debiazzi
Coolmax (Sorocaba, São Paulo) Coolmax - há 8 anos

Ulisses bom dia, quando eu preciso este tipo de solução eu removo a eletrônica original da máquina e monto uma eletrônica para que eu possa temporizador o funcionamento das máquinas e fazer essa inversão de forma automática, e desta forma já se consegue também programar o auto back em caso de falha. existe no mercado uma chave seletora de força que você consegue direcionar a tensão de alimentação para uma ou para outra, mas desta forma a inversão tem de ser manual.

Responder
Sergio Mello
Primeira Opção (Bagé, Rio Grande do Sul) Primeira Opção - há 8 anos

Se o ar condicionado for do tipo Split, normalmente, cada aparelho vem acompanhado de seu aparelho de controle à distância. Daí, no seu caso, basta verificar a espessura dos fios que alimentam os dois aparelhos de ar condicionado e instalar um disjuntor compatível para cada aparelho. Os disjuntores podem ser instalados próximos aos aparelhos ou na caixa CD (caixa de disjuntores geral). Também é importante verificar em qual tipo de ramal elétrico você instalará os dois disjuntores, pois há a necessidade de inspeção de toda a rede de energia até a entrada geral do imóvel. Assim, poderão funcionar os dois aparelhos de ar condicionado ao mesmo tempo, sem problemas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região