Como recuperar as estruturas de uma casa?

Removemos o reboco da casa e descobrimos que a estrutura está bem fragilizada, os tijolos estão esfarelando e parecem ter sido assentados no barro, nas laterais é possível tirar o tijolo com a mão de tão solto que estão. Gostaria de dicas de como reforçar e recuperar essas paredes.

Como recuperar as estruturas de uma casa?

Removemos o reboco da casa e descobrimos que a estrutura está bem fragilizada, os tijolos estão esfarelando e parecem ter sido assentados no barro, nas laterais é possível tirar o tijolo com a mão de tão solto que estão. Gostaria de dicas de como reforçar e recuperar essas paredes.

4 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 12
Ângela Palmiero
Palmiero Arquitetura E Interiores (Bauru, São Paulo) Palmiero Arquitetura E Interiores - há 1 año

vou responder pelo que eu estou vendo nas fotos. a casa em questão deve ter sido construída na década de 1950/1970 (+ ou -), provavelmente não tem fundação, vi que não tem nem pilar armado com ferragem, o que tem são tijolos amarrados. Sendo bem honesta e profissional contrate um ENGENHEIRO DE ESTRUTURA, ele vai fazer uma avaliação da sua estrutura e ele vai ver o que é melhor para esta construção, por favor não de atenção a tudo oq falam porque um projeto estrutural muito mais do que somente pilares armados com ferragem, ele tem que ter uma fundação bem resistente para aguentar o peso de tudo que esta para cima do solo para que futuramente a casa não venha a ter recalque, que são as dilatações das paredes, as trincas.

2 fotos
Responder
Carlos
Alfa Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Alfa Engenharia - há 1 año

Olhar as fotos é dar opinião é paliativo! Acontecerá um "brainstorming" ! A boa técnica indica contratar um laudo técnico, onde vc terá a determinação do que tem que ser feito por um especialista visitando "in loco". Caso necessite sou eng civil - Carlos

Responder
Normando Brito Da Rocha
Nbr Costrução E Reforma (Hortolândia, São Paulo) Nbr Costrução E Reforma - há 1 año

Bom dia. eu faria assim: se tiver a viga de fechamento para lage ou cinta de amarraçao...eu cortaria a parede de cima ate abaixocom 30cm de largura e faria broca com sapata. e dali sairia um pilar onde a viga de fechamento descansaria em cima. faria isso em todos pontos que estejam fragilizados.

Responder
Renato Oliveira.
Senhor Reforma. (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Senhor Reforma. - há 1 año

Para deixar num estilo colonial rústico,retirar os tilojos deteriorados ,colocar novos com massa na cor das demais lavar e resinar restauração para manter preservada a história do prédio,se não for o caso cortar paredes colocar sapatas,colunas,vigas,chapisco forte e reboco,temos duas opções aí,entendeu.

Responder
Claudio De moraes
Claudio Revestimeto (Campinas, São Paulo) Claudio Revestimeto - há 1 año

Bom dia essa casa foi feito com maça quase pura argila,i o tijolinho se ficar muito tempo úmido elecomeça a desfazer, se a massa não te cimento ele fica solto dando entrada pra umidade,no caso tem que abrir umas sapatas i coluna em ponto adequado,i tirar o que esta mais solto lavar com água forte até sair todo o pó chapisco i faser um reboco co massa forte ai é a única opção mais barata ,existe o certo que levantar as coluna como te falei e no respaldo faser um vigamento atravessando as colunas pra sustentação i depois de seco faser a retirada da parede completa de novo até encima isso fica bem mais caro

Responder
Vinicios 15998187142 Whats Santos

Faz uma massa 4x1 tira os que esta mais solto e assenta novamente , antes de assentar molhe o tijolo.

Quando for chapiscar molhe a parede, pode durar um tempo a mais , mas se for um lugar com grande circulação de veiculos pesados vai volta a trinca novamente.

Como estão soltando é mais facil tirar os tijolo e levanta a parede do zero , como os tijolos foram assentado com barro ou saibro fica mais facil de remover e aproveitar os mesmo.

Sucesso!!!

Responder
Antônio Carlos theodoro
Particular - há 1 año

Bom...

vi nas fotos que está bem deteriorado só tijolos .mas se fizer um chapisco forte e mais grosso vai suportar um reboco..que Deus nos abençoe forte abraço

Gilberto Santos José dos Santos

Olá bom dia tudo bem sou o Gilberto... Na verdade o que precisa ser feito são colunas nos pontos determinado para dar uma sustentação nas paredes.. esse tijolinho com o passar do tempo a massa dele fica esfarelando igual areia. E nesse caso tem que abrir a parede em alguns pontos e fazer coluna de travamento..abs..