Como fazer aterramento sobre piso antigo?

Tenho uma casa onde o piso está a 12 centímetros abaixo do nível do terreno, sendo assim, gostaria de corrigir esse problema fazendo um aterramento sobre o piso antigo.

A pergunta é: qual tipo de material é eficaz e mais acessível que eu possa estar utilizando para esse fim?

Só informando que atualmente a casa tem um pé direito de 3m, o que possibilitaria perfeitamente esse serviço, já que ainda ficaria uma altura bastante aceitável após a conclusão

Como fazer aterramento sobre piso antigo?

Tenho uma casa onde o piso está a 12 centímetros abaixo do nível do terreno, sendo assim, gostaria de corrigir esse problema fazendo um aterramento sobre o piso antigo.

A pergunta é: qual tipo de material é eficaz e mais acessível que eu possa estar utilizando para esse fim?

Só informando que atualmente a casa tem um pé direito de 3m, o que possibilitaria perfeitamente esse serviço, já que ainda ficaria uma altura bastante aceitável após a conclusão

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Artur jesus
Artur Pintoras Simples E Decorativas (Santos, São Paulo) Artur Pintoras Simples E Decorativas - há 1 mês

Pode ser usado Isopor EPS de 9 ou 10 centímetros de Altura,depois Corrigir o restante com Argagassa e Revestimentos Cerâmicos. Lembrando : Talvez tbm deve -Se Lembrar da Altura dos Batentes e Portas.

13 fotos
Responder
Normando Brito Da Rocha
Nbr Costrução E Reforma (Hortolândia, São Paulo) Nbr Costrução E Reforma - há 1 mês

Faça um enchimento com eps(isopor) atentado a espessura do isopor, contra piso e revestimento. Tbm verifique os vãos de porta se é possível aumentar a altura pois poderá haver a cinta de fechamento na altura de portas e janelas

Responder
Aracelis Ghiraldi
Aracelis Ghiraldi (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Aracelis Ghiraldi - há 1 mês

Olá Adalmário!

12cm não é um desnível tão significativo, então o que precisa é o que chamamos de "enchimento do contrapiso". Aconselho a retirada do piso atual se existir.

É possível utilizar o EPS isopor que tem grande resistência mecânica, ele absorve e distribui bem o peso na área.

Apenas uma dica, é preciso se atentar à espessura da massa do contrapiso, pois se for pouco espessa e muito próximo ao EPS, pode causar aquele "toc toc" (barulho) de sapato.

Outro material muito comum, para se utilizar é a argila expandida. É um material leve, com execução prática e fácil.

Sempre lembrando, é importante uma mão de obra experiente para executar as camadas e o quanto de material o sr. irá precisar.

Boa sorte!