Arinaldo Medeiros dos Santos
Atuar como profissional

Para atuar como profissional, eu preciso ter uma firma aberta, ou não é necessário?

Atuar como profissional

Para atuar como profissional, eu preciso ter uma firma aberta, ou não é necessário?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Pedro Almeida
Almeida Projetos (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) Almeida Projetos - há 7 anos

Olá Arinaldo!

Se você é um profissional qualificado, pode iniciar seus serviços sim sem ter uma firma aberta, basta se cadastrar como contribuinte mobiliário (CCM)na prefeitura em reside. Em alguns municípios você conseguirá até mesmo emitir Nota Fiscal dos serviços prestados. Procure se informar em seu município sobre o assunto, geralmente na Secretaria de Finanças ou Secretaria da Fazenda, o mais importante em seu caso é se formalizar, não perca tempo de serviço. Bom trabalho!

Responder
Leonardo Carbonieri Barros

Depende da área que está seguindo. Se tiver certificados/registros como profissional por algum órgão regulamentador e/ou cadastro ativo na prefeitura, poderá atuar sem firma aberta.

Caso queira abrir seu negócio, informe-se no portal do empreendedor e veja se sua categoria se encaixa como Micro Empreendedor Individual (MEI). Provavelmente haverá uma categoria em que se encaixe e terá uma contribuição mensal entre R$ 45,00 e R$ 49,00 mensais para estar com CNPJ regular e emitindo notas fiscais.

www.portaldoempreendedor.gov.br/ (Portal do Empreendedor)