Quais são as implicações para o caimento do telhado?

Solicitei que fosse feito um telhado com telha romana na varanda medindo 5 mts comprimento por 4 mts largura. O profissional deixou uma caída de 33 centímetros, entretanto vi que existe um padrão de 10/100 que daria 50 cm no total. Quais são as implicações para o caimento de 33 cm? Preciso rebaixar para 50 cm? Obrigado!!!

Quais são as implicações para o caimento do telhado?

Solicitei que fosse feito um telhado com telha romana na varanda medindo 5 mts comprimento por 4 mts largura. O profissional deixou uma caída de 33 centímetros, entretanto vi que existe um padrão de 10/100 que daria 50 cm no total. Quais são as implicações para o caimento de 33 cm? Preciso rebaixar para 50 cm? Obrigado!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Particular - há 7 anos

Bom dia; Qualquer telhado deve ser feito levando em consideração o tipo de telha a ser utilizada; As telhas cerâmicas geralmente possui uma exigência minima para o "caimento", que em média 25%, no seu caso o minimo de inclinação que deveria ter é na parte alta ficar com 1,25 m, acima no nível da parte baixa; essa necessidade se dá para evitar retorno de água, em suas sobreposições; para o caimento descrito a unica telha que ficaria "aceitável", era a telha metálica, que exige um minimo de 7,5%; Espero ter contribuído; Boa sorte. ScalaTécnica

Dawidson
A & G Serviços e Soluções (Belo Horizonte, Minas Gerais) A & G Serviços e Soluções - há 7 anos

Bom dia Marcos, sobre se telhado ,pelo que entendi foi feito um desnível de 33 cm, se for isso seu telha está errado porque a telha romana pede o mínimo de 19° de inclinação, o que daria em média 35%, para um vão de 5 MTS seria 1,75 MTS , mesmo que saia da especificação da telha colocar menos de 25% de caída nesse tipo de telha é um risco enorme de ter vazamentos devido a retornos.