Casa sem incidência de luz solar, o que fazer?

Moro em baixo da casa dos meus pais, devido a casa e quintal em cima, não temos entrada de sol em nenhum dos cômodos, deixando a casa extremamente fria

Tenho filhos alérgicos, o que podemos fazer para melhorar?

Casa sem incidência de luz solar, o que fazer?

Moro em baixo da casa dos meus pais, devido a casa e quintal em cima, não temos entrada de sol em nenhum dos cômodos, deixando a casa extremamente fria

Tenho filhos alérgicos, o que podemos fazer para melhorar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 5
Total Empreiteira Construções e Reformas Sustentáveis

Existem projetos de tubulação espelhada que podem te ajudar, e com a mesma tubulação ter mais ventilação sem precisar usar eletricidade, é um sistema tipo engenhoca, que também deixará o interior iluminado durante o dia, não é muito simples, e serão feitos diversos furos para que seja 100% eficaz, a estética deixa a desejar, mas a eficiência será sem igual...

Fiz 4 imóveis e o resultado é altamente sustentável

Responder
Damaris
Particular - há 3 anos

Florzinha, não sou profissional da área, mas gosto de criar soluções para os problemas, sejam eles quais forem!

Se fosse na minha casa, eu abriria janela de ponta a ponta em todo o entorno da casa (digo, em todos os cômodos), na parte superior próximo ao teto, respeitando as colunas, é claro!

Caso vc goste da ideia, não deixe de chamar um profissional/empresa com conhecimento técnico para fazer o serviço com segurança. Boa sorte! :-D

6 fotos
Janete Costa Da Silva Maia
J.J Maia (Limeira, São Paulo) J.J Maia - há 3 anos

Ola Juliana bom dia, ha diversas tecnologias para melhorar o conforto termico e solar, claraboias, tubo solar, prisma espelhos, mas para todos esses ha necessidade de estudar as instalações existentes, para propor a melhor solução, também ha a relação custo beneficio, que e sempre muito importante.

2 fotos
Responder
Gabriel Soares Eggerling
PRAÇA 11 ENGENHARIA E ARQUITETURA (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) PRAÇA 11 ENGENHARIA E ARQUITETURA - há 3 anos

Olá Juliana, tudo bem?

Vejo que o principal fator que lhe preocupa é a alergia de seus filhos, que a longo prazo pode se tornar um problema maior. Para que voce tenha uma melhor qualidade do ambiente interno (falando em materiais), sugiro que voce realize uma pintura da área interna da sua residência com uma tinta de baixo COV, que são compostos orgânicos voláteis. Estes compostos orgânicos voláteis estão presentes em tintas, selantes e vernizes e, podem comprometer a sua saúde e a de sua família também. Por isso sempre indicamos este tipo de tinta em nossos trabalhos.

Com relação à incidência de luz natural, pode ser projetado um sistema de clarabóia com interior metálico que fique sobreposta à fachada da residência e/ou instalação dos chamados "solatubes" nos principais cômodos da sua casa. Assim sendo, não será necessário efetuar uma obra de grande porte.

Espero que tenha ajudado.

Qualquer dúvida ou sugestão, a Eggerling Engenharia pode te ajudar.

Responder
Particular - há 3 anos

R: O ideal é sempre a luz e ventilação natural, mas tem solução com ventilação forçada e iluminação quente (incandecente)

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 3 anos

O ideal seria que realizado visita pra avaliação das estruturas do imóvel se preferir pode entrar em contato comigo por meio da ficha no habitissimo que podemos falar sobre o assunto espero ter ajudado.

Responder
Carolina Felipe
Particular - há 3 anos

Olá Juliana, luz natural e ventilação adequadas realmente são muito importantes para a saúde dos moradores. Mas eu preciso entender melhor como é a casa.

Se quiser, entre em contato comigo através do telefone na minha ficha para trocarmos uma idéia. Adorarei te ajudar de alguma forma.

Ricardo Avila
Particular - há 3 anos

Caso seja possível (depende de avaliação do imóvel) seria favorável instalar uma clarabóia / domus para permitir a insolação e ventilação natural pelo teto. Importante garantir a circulação e renovação do ar, se não tiver como fazer naturalmente tem que prever um sistema de ar-condicionado / ventilação mecânica.

Claudinei Silva
Web4Engenharia E Construção (Bom Jesus dos Perdões, São Paulo) Web4Engenharia E Construção - há 3 anos

Boa Tarde! É com muito prazer que a web4engenharia e construções responde a sua pergunta. O ideal seria fazer um estudo do imóvel e analisar o posição solar, pois este fator tem impactos importantes na iluminação e ventilação do imóvel. A instalação de uma claraboia pode ser uma solução.

Estamos disponíveis para atende-los.

Atenciosamente:

WEB4ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES

Responder
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 3 anos

Não ha uma solução completa, que resolveria totalmente seu problema, para ameniza-lo é importante deixar a casa bastante aberta durante o dia, para que a ventilação substitua em parte a iluminação natural.

Responder
Elite Profissional  Reformas

Bom dia.

Se possível deixe a casa arejada exemplo se houver parede entre sala e cozinha abra faça bancada americana.

E sempre durante o dia deixe a casa sempre aberta.

Quantos aos filhos alérgicos.pindure as toalhas dos mesmos no varal após os banhos.e quando acordar se possível o travesseiro também.digo por experiência própria na época melhorou muito minha saude

Responder
Fernando De Paula Santos
FPS Engenharia (Sorocaba, São Paulo) FPS Engenharia - há 3 anos

Luz e ventilação artificiais. Você poderá fazer um projeto fotovoltaico para utilizar o telhado da residência como fonte de energia solar para alimentação das lâmpadas e ar condicionado, sem gastar muita energia para manter o ambiente iluminado e ventilado. FPS Engenharia.