colocação correta do ar split

vou colocaro ar condicionado split colocar o condesador do ar split no forro da casa abaixo do telhado

colocação correta do ar split

vou colocaro ar condicionado split colocar o condesador do ar split no forro da casa abaixo do telhado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 4
Reginaldo Tapia
Maxi Ar Condicionado (Piracicaba, São Paulo) Maxi Ar Condicionado - há 9 anos

Boa Noite Sérgio,

A Condensadora do Ar Condicionado Split deve ficar sempre em local aberto e ventilado, nunca dentro do forro pois ela entra em superaquecimento e consequentemente não vai fazer corretamente a troca do calor para a Evaporadora; também vai puxar toda a fuligem do forro para si e automaticamente vai entupir as alhetas e a serpentina impedindo assim o bom funcionamento e aumentando o consumo de Energia.

Abraço, Reginaldo.

Responder
Marcos  Bezerra
i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos - há 9 anos

A escolha do melhor lugar pra instalar o ar condicionado split.

A dica geral é: evite instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar condicionado interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Se não seguir essa dica, chance alta de pepinos à vista! Evite também colocar a parte de saída de ar nas paredes que pegam muito sol. Não coloque a saída de ar (evaporadora) sobre televisores ou aparelhos de som, nem qualquer equipamento elétrico porque eles podem ser danificados se sair água da evaporadora. Deixe livre a parte da saída de ar, a 15cm do teto e considere que ela precisa ficar fácil de acessar pra limpeza, manutenção ou troca de filtros.

Já a condensadora deve ser instalada na área externa, em local bem arejado e, de preferência, onde não pegue sol direto, pra aumentar a vida útil do equipamento. Lembre de tentar deixar as duas partes o mais próximo possível, pra diminuir gastos.

Bom espero ter ajudado e colaborado para sanar sua dúvida.

Att. Marcos Bezerra

Responder
Marcos  Bezerra
i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos (São Paulo Zona Sul, São Paulo) i9lci - inove lCi - Seu lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos - há 9 anos

Para que haja um bom funcionamento do seu sistema, esta condensadora deverá estar em local aberto para que haja a troca de ar conforme citou o colega acima, entre outras questões mais. Por isso solicite a visita de um técnico para uma melhor avaliação e assim alcançar o resultado esperado.

Att. Marcos Bezerra

i9lci - inove Seu Lar, Comércio e Indústria em Boas Mãos

Responder
Cesar  Navarro
Ecoclima - Engenharia De Refrigeração Ltda -me. (Marialva, Paraná) Ecoclima - Engenharia De Refrigeração Ltda -me. - há 8 anos

Bom Dia Solicitante. Na Realidade distancia para a troca de calor da condensadora não será suficiente a não ser que o telhado seja de uma altura aprox. 3 Metros em relação a posição do equipamento e um tamanho considerável.... para ser honesto não vai dar certo, a condensadora barril por exemplo o sulflamento de ar é para cima, aconselho a instalar no telhado com suporte personalizado.....Abraços

Responder
Marcello Rodrigues De Souza

Meu querido solicitante, a evaporadora é a parte interna, aquela que fica geralmente na parede central da sala por exemplo e a condensadora fica na parte externa da casa e quando se pede externa é externa mesmo, do lado de fora fixado na parede ou lá em cima preso no telhado, e isso deve ser feito pois a condensadora opera de maneira a fazer troca de calor ok... caso você instala uma condensadora no forro você irá comprometer o funcionamento do aparelho e até perder a garantia de fábrica.

Responder
Flávio Rafael Aruda
Idealcold Ar Condicionado (São Bernardo do Campo, São Paulo) Idealcold Ar Condicionado - há 9 anos

boa noite Sérgio.

da forma como você nos descreve realmente vai ficar obstruído a passagem de ar e seu equipamento não terá o rendimento esperado e consequentemente ira diminuir a vida útil do seu equipamento, enfim... você terá grandes transtornos se instalar dessa forma, solicite uma visita de um técnico que ele indicara uma solução pra você que talvez possa te ajudar, existe várias formas e opções de instalação que um técnico poderá te indicar e que talvez possa te ajudar.

Abraço e boa sorte Sérgio. Flávio Rafael

Responder
Audra Nóbrega Arquiteta
Audra Nóbrega (Curitiba, Paraná) Audra Nóbrega - há 9 anos

Olá, Sergio;

O recomendado é que a máquina do split esteja 40cm abaixo do forro (gesso, madeira laje etc...). Sugiro que voce entre em contato com uma empresa especializada, ela lhe fará um projeto de acordo com as suas necessidades e tecnicamente de acordo.

Att,

Audra