Como saber se a quantidade de colunas é capaz de sustentar o telheiro?

Na reforma do quintal,resolvi fazer duas colunas e uma viga de 25x9 com 6 ferros 3/8.O comprimento desta viga,é de 7,50 metros,e vai sustentar um telheiro somente. Devo me preocupar com risco de queda, já que a viga tem um vão livre,ou devo colocar uma coluna para reforçar no meio?

Como saber se a quantidade de colunas é capaz de sustentar o telheiro?

Na reforma do quintal,resolvi fazer duas colunas e uma viga de 25x9 com 6 ferros 3/8.O comprimento desta viga,é de 7,50 metros,e vai sustentar um telheiro somente. Devo me preocupar com risco de queda, já que a viga tem um vão livre,ou devo colocar uma coluna para reforçar no meio?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Total Empreiteira Construções e Reformas Sustentáveis

Ola

Boa noite

Você pode ter cometido um erro, mais um erro comum, na verdade nem chega ser um erro, pois queda não existe, a ferragem não permite, pois a propria estrutura vai te mostrar como vai se comportar, a amarração das ferragens, a grossura da coluna devem ser levadas em conta, pricipalmente se teve algum tipo de contrapeso

Responder
Carlos
Ferreira Martins Serviços Emanutenção Em Geral Ltda - Me (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ferreira Martins Serviços Emanutenção Em Geral Ltda - Me - há 7 anos

com esta seção de vigo e possível que caia ante mesmo de vc terminar a sua obra , se vc já fez aconselho adicionar um pilar no meio da viga

mas se ainda não executou faça com estrutura metálica que e mais rápido mais limpo e vc não terá problemas futuros

Responder
Particular - há 7 anos

Alexandre, boa tarde, uma opção simples e muito mais garantida é a substituição de pilares e vigas de sustentação por sistema metálico, onde é feito o calculo estrutural que lhe dará garantias, todas as ligações são aparafusadas, possui maior vida util, além da praticidade e nenhum stress se contratada uma empresa seria e responsavel; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Bom dia Alexandre,

Você deve se preocupar sim!

Primeiramente, a seção da sua viga é muito pequena (9X25). No dimensionamento de uma viga, não só o carregamento deve ser considerado, mas também outros fatores como o vão, que no seu caso é de 7.5m. Mesmo que essa viga não entre em colapso, você terá certamente problemas com a deformação.

Quanto à armação, não adianta você falar que está usando 6 ferro de 10mm (3/8), se não souber a posição que eles devem se dispor dentro da viga.

Se você adotar mais um apoio no meio do vão, a condição melhora siginificativamente, mas eu não posso te garantir nada apenas com essas informações.

Enfim, o melhor é procurar um engenheiro para te orientar no local.

Atte,

Ricardo Carvalho

Strucon engenharia