Como posso precificar projetos de engenharia de forma justa?

Como posso precificar projetos de engenharia de forma justa, considerando fatores como complexidade, tempo estimado e custos indiretos.

Como posso precificar projetos de engenharia de forma justa?

Como posso precificar projetos de engenharia de forma justa, considerando fatores como complexidade, tempo estimado e custos indiretos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 mês

Além das sugestões acima, pesquise na internet que há vários documentos feitos por associações de engenheiros e arquitetos dando um norte para auxiliar na elaboração de orçamentos, custos, etc...Como por exemplo o IBAPE.

Responder
Vértice Engenharia e Consultoria

O ideal é que você considere, primeiramente, o investimento que fez para ser capaz de prestar os serviços. Se tem alguma especialização ou curso técnico em determinada área, isso TEM que ser levado em consideração pois é um diferencial (óbvio que a capacidade técnica tem que acompanhar)...

Te aconselho a montar uma planilha simples em EXCEL... considerando a estimativa de custos fixos e indiretos que você tem...

Em seguida, o tempo que estima gastar para realizar tal trabalho... Por fim, a complexibilidade do mesmo...

Valor por metro quadrado uso apenas para ter um parâmetro de comparação.. nunca fixo valor dessa forma.