Como resolver goteira no forro?

Trata-se de infiltração e furos causados por goteira nesse teto de gesso. Várias pessoas diferentes já mexeram, mas até agora sem solução. Nunca foram identificados danos nas telhas nem nas madeiras. As fotos mostram a evolução da situação, até como está hoje.

No começo eram só as manchas de umidade. Nessa fase, quando se mexia nas telhas acima, parava a goteira. Mas poucos meses depois, retornava.

Com o tempo, se formou o 1º furo. Ano passado, foi aumentado o rufo que já existia entre o telhado e o muro vizinho, dessa forma cobrindo toda a extensão do telhado. Mesmo assim, a goteira continuou.

Ainda foi mexido mais uma vez as telhas, para reencaixe. Só fez mudar a posição da goteira. E, com isso, após apenas 2 chuvas depois, mais um furo se formou.

A última solução apresentada foi colocação de uma lona plástica de 6x6m, embaixo das telhas.

Como estou inseguro tanto na compra do material, quanto a solução em si, gostaria de mais sugestões sobre o caso.

Como resolver goteira no forro?

Trata-se de infiltração e furos causados por goteira nesse teto de gesso. Várias pessoas diferentes já mexeram, mas até agora sem solução. Nunca foram identificados danos nas telhas nem nas madeiras. As fotos mostram a evolução da situação, até como está hoje.

No começo eram só as manchas de umidade. Nessa fase, quando se mexia nas telhas acima, parava a goteira. Mas poucos meses depois, retornava.

Com o tempo, se formou o 1º furo. Ano passado, foi aumentado o rufo que já existia entre o telhado e o muro vizinho, dessa forma cobrindo toda a extensão do telhado. Mesmo assim, a goteira continuou.

Ainda foi mexido mais uma vez as telhas, para reencaixe. Só fez mudar a posição da goteira. E, com isso, após apenas 2 chuvas depois, mais um furo se formou.

A última solução apresentada foi colocação de uma lona plástica de 6x6m, embaixo das telhas.

Como estou inseguro tanto na compra do material, quanto a solução em si, gostaria de mais sugestões sobre o caso.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Antonio Gabriel
Camará Engenharia (Bezerros, Pernambuco) Camará Engenharia - há 11 meses

Como você citou que foi feita uma grande reforma no telhado e até então esse pingamento não existia, pode ser que a área infiltrante não seja propriamente em cima da área da mancha, isso acontece por que a água pode vir por percolação escorrendo pela telha ou madeira e ao encontrar um ponto de recalque, pare logo ai em cima e pingue, tenta observar se a madeira tem algum tipo de marca de corrimento d'água.

Responder
Arthur
Particular - há 11 meses

Sim, de fato chegou-se a notar marca de água na madeira próxima, depois de destelhar pra conferir. E que foi logo após retelhar que o pingo mudou de posição, passando a fazer o segundo furo.

A madeira, em si, não foi mexida, só as telhas mesmo.

Ricardo Barbosa de Souza
Icania Serviços (Caraguatatuba, São Paulo) Icania Serviços - há 11 meses

provavelmente, sua questão de vazamento deve ser causado pela conformação de madeiras e telhas...isso significa que quando esses materiais se acomodam criam aberturas e possibilidades de passagem de água.

a resolução deste, pode ser com a melhora de inclinação de telhado, em observância que pela conformação de madeiras pode não ser viável a utilização das mesmas, porem pode ser analisado enquanto a desinstalação a possibilidade de reutilização de cabeça para baixo, não garantido a 100%...

as telhas também conformadas, raramente são ajustáveis novamente, se esse for o caso, terá que troca-las.

(não aconselho uso de mantas, pode resolver momentaneamente, porém estas causam mais problemas do que resolvem.).

Responder
Arthur
Particular - há 11 meses

Obrigado pelo retorno.

Faz sentido tudo o que vc falou, mas a questão é que todo esse problema veio acontecer, justamente, APÓS um grande serviço de reforma em todo o telhado! Com ajuste de nivelamento, trocas de várias madeiras e instalação de capote (que antes não tinha).

E, com falei, de lá pra cá, não foram encontrados nenhum problema nas telhas nem madeiras acima da região onde está pingando.