como resolver infiltração da varanda vizinha?

Consultei um técnico que informou que o vizinho deveria refazer o rejunte da varanda junto a parede da sala dele, pois na minha varanda que é totalmente fechada não acumula agua da chuva, mas acredito que não foi feito. Como resolver isso do meu lado? já passei selador acrilico mas não resolveu. Obrigada

como resolver infiltração da varanda vizinha?

Consultei um técnico que informou que o vizinho deveria refazer o rejunte da varanda junto a parede da sala dele, pois na minha varanda que é totalmente fechada não acumula agua da chuva, mas acredito que não foi feito. Como resolver isso do meu lado? já passei selador acrilico mas não resolveu. Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 5
Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Olá Diva.

Realmente você se encontra numa situação muito complicada.

O certo seria fazer uma boa impermeabilização pelos dois lados da parede, mas pelo jeito, isso vai ser meio difícil.

Bom, acho legal você conhecer os seus direitos. Segundo o Código Civil artigo 1.297, parágrafo 1º: as paredes de divisa são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação. Isso quer dizer que paredes entre os imóveis residenciais, por exemplo, devem ser mantidos pelas duas partes. Sendo assim, quando algo acontece à divisória, ambos devem arcar com os custos da reforma ou reconstrução e deve ser feito em comum acordo entre os dois proprietários.

Claro que a melhor solução sempre é o diálogo, mas, por via das dúvidas, saiba que há uma lei para lhe amparar.

Uma forma paliativa para fazer no seu lado é descascar todo o reboco e impermeabilizar a superfície. Pode ser feito da seguinte forma:

- Remova todo o revestimento contaminado, além dos resíduos de carbonatação (depósitos de sais na superfície), obtendo uma superfície sólida;

- Lave com água limpa, removendo todos os resíduos;

- Deixe secar e passe aplique um bom impermeabilizante (siga as instruções técnicas do fabricante).

Consulte um profissional especializado em recuperação e impermeabilização de estruturas para que te informe qual é o melhor produto e o método mais adequado para esta finalidade, pois só estando no local para se ter a real dimensão do problema.

Meu nome é Rômulo Macedo, sou arquiteto especialista em restauração de patrimônio arquitetônico.

Se gostou desta publicação, por favor recomende!!!

Um abraço e até mais.

Studio Lambrequim

Arquitetura & Restauração

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Diva, bom dia!

A solução definitiva seria instalar manta asfáltica na sua parede, porém o custo benefício não se aplique aí, então passe manta asfáltica liquida, que é uma solução temporária, de custo mais baixo.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Luis Fernando Sartore
Cor Viva Impermeabilização (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Cor Viva Impermeabilização - há 7 anos

Boa tarde. Não podemos afirmar pela foto com exatidão, mas é muito provável que seu problema seja capilaridade. Que é proveniente do lençol freático muito encharcado, que a água sobe cerca de 1.20m em rodapés de paredes. A solução seria, produtos com alto poder de impermeabilização; massas com aditivos impermeabilizantes (Bianco), cristalizantes e compostos orgânicos voláteis. E também manter o ambiente muito bem arejado.

Responder
Diva
Particular - há 7 anos

Bom dia, agradeço ajuda de todos e acrescentar que é no 11 andar mas não último, não tem cano pois os ralos das varandas ficam no cantos opostos, a umidade aumenta quando chove, pois acredito que a água fica empossada no canto da varanda vizinha que não tem caimento p/ralo, minha varanda é totalmente fechada com vidros (reiki) e não acumula água da chuva.

Arlindo
Rio Negro Construções (Manaus, Amazonas) Rio Negro Construções - há 7 anos

Olá Diva,

* Se sua habitação se encontrar no andar térreo:

1. Raspe a tinta, reboco e emboço da sua parede, até uma altura de 50 cm do nível do solo, nas paredes que se encontrarem diretamente em contato com o solo ou apresentarem problemas de infiltração.

2. Limpe bem a parede e passe duas demãos de Argamassa Polimérica.

3. Refaça as camadas com uma argamassa tipo ACIII

4. Pinte normalmente

* Para Níveis acima do térreo:

Os passos 1, 3 e 4 podem ser repetidos, sendo que o passo 1 se restringirá à área que possui infiltração.

Espero ter ajudado

Responder
Carla Kälin
Particular - há 7 anos

Eu também tenho este mesmos problemas de humidades em minha casa e de minha mãe. No total em todas as partes deste terreno. Já fiz de tudo e não adianta o que falam aí. Ao menos em meu caso não adiantou!. Cansada de consertar as humidades

Lourdes Pretto
Particular - há 7 anos

Estou passando pelos mesmo problema de umidades na casa. Na altura dos rodapés. Eu, sei que o lençol freático é o grande problema, como solucionar ? a casa está construida rente ao solo (a casa não tem degraus, para mim isso é uma maravilha, já estou prevendo o futuro dos idosos!) Tem solução?

Vaguiner Egidio
Particular - há 7 anos

Diva boa tarde. Na minha casa também tinha um problema semelhante; uma sala sem ventilação, sem janelas, e com um corredor também sem ventilação atrás e logo em seguida a casa vizinha atrás; e com isto sempre tinha umidade e mofo, uma limpreza com cloro e pintura duravam apenas 1 ou 2 meses. Eu tirei todo o reboco que estava mofado úmido e soltando areia com facilidade mais ou menos uns 70cm até que chegasse ao bloco, depois eu usei um produto chamado VIAPOL CONTRA UMIDADE, passei na parede e adicionei na massa para o rebocoe apliquei no local ( não pode demorar muito porque se o produto da parede secar muito depois ele NÃO pega o reboco. ai terá que usar outro produto junto com a massa que é o VIAFIX também da VIAPOL. Isto já fazem cerca de 3 ANOS e ainda nao deu nenhum sinal de umidade e mofo. Tentei achar algumas fotos do processo mas não consegui, depois eu adiciono quando encontrar.

Eu particularmente acho que usar manta asfaltica vai te trazer alguns problemas como cheiro de querosene e e até mesmo começar a ter manchas de óleo em épocas de muito calor. Boa sorte.

Manoel
MMP Oliveira Construções e Impermeabilizações (Praia Grande, São Paulo) MMP Oliveira Construções e Impermeabilizações - há 7 anos

A sua casa é térrea, se for, a falta de impermeabilização esta causando isto, será necessário a remoção de toda argamassa existente até chegar na alvenaria, depois será necessário a recomposição da mesma com argamassa de areia e cimento com hidrofugante. MMP Oliveira Construção e impermeabilização.

Valdemir Nogueira Chagas

Taciara, bom dia!

No seu caso, parece-me, que trata-se de água proveniente do lençol freático, e aí a melhor solução seria a técnica de rebaixamento do lençol freático, não permitindo que seu nível chegue às fundações de sua casa. A CKS Consultores poderá ajudar.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
José carlos de deus
Particular - há 7 anos

Para solucionar este problema, apenas aplicar materiais não resolve, primeiramente temos que saber a origem desta umidade, como é a patologia, pois a água quando você interrompe o curso dela, se ela continuar, ela simplesmente arruma outro caminho para percorrer. Portanto antes de aplicar produtos, aconselho verificar de onde vem, se for externo, período de chuvas, se vem de cano vazando, umidade vindo do alicerce, umidade que vem de vizinhos quando lava o piso, precisa descobrir sua origem e aí então consertar e impermeabilizar, então acredito poderá solucionar e muitas vezes não na sua totalidade. José Carlos de Deus, Eng. Civil, Prof. Universitário

Jayme Luzia Filho
Particular - há 7 anos

Se o nível do terreno de seu vizinho for mais alto que o seu, o correto é entrar em contato obtendo a autorização para impermeabilizar sua parede, o segredo é evitar que a água chegue em sua parede, a troca do reboco não é suficiente, pois não impede a umidade que vem de fora, a manta asfáltica pode ser a solução.

Taciara Silva
Particular - há 7 anos

Gostaria de saber o que faço para acabar com a umidade em toda minha casa, devido a mesma (dono anterior) ter construida em um terreno que era "charco" plantação de flores. ja fiz reforma por 4 x e demora algum tempo ( volta de 5 a 6 anos) e volta tudo, perco pintura,reboco viação eletroca tudo fica oxidada, e alem de tudo isso tudo da mofo por consequiencia da frieza.

Vasta Engenharia

Bom dia, Diva, ratifico o que os colegas acima sugeriram, porém a senhora não informou se a sua varanda é no último andar, vou um pouco além pela foto a infiltração está parecendo ser ao nível do piso, precisaria de mais informação para lhe dar um diagnóstico mais preciso, porém se é da laje do vizinho, a solução sugerida pelos técnicos acima, está correta.

eng°.: Jorge

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região