Como uma fase 220 e outra 127 dá o resultado de 230v?
Estou fazendo uma instalação onde o sistema é trifasico, contendo duas fases de 127v e uma de 220v ambas testada com o neutro. Quando testo a fase 220 com uma 127 dá o resultado de 230v
3 Respostas
Prezado José Wilton,
nos sistemas trifásicos a quatro fios, ou seja, três fases mais um neutro, a tensão entre as fases poderia chegar a 230 V, o que corresponderia à uma diferença de 4,5%, o que é perfeitamente aceitável. Geralmente isso ocorre quando a instalação se encontra mais próxima dos transformadores de distribuição.
Entretanto, 230 V jamais poderia aparecer entre fase e neutro, o que me leva a crer que há algum problema relacionado à identificação do neutro no interior da sua instalação. Por exemplo, se você estiver medindo a tensão numa tomada, é provável que aquilo que está identificado como neutro seja, na verdade, uma fase.
A confirmação desta hipótese é relativamente simples. Em primeiro lugar, conecte a ponta de prova do seu voltímetro na haste de terra do seu padrão de entrada (pode usar um fio comprido, se for necessário). Conecte a outra ponta de prova no fio que você acha que é o neutro. Se o voltímetro marcar 127 V (ou até 132 V), esse fio é uma das fases, e você deve identificá-lo apropriadamente. Se, em qualquer outro ponto da instalação, o voltímetro indicar zero (ou até 10 V), aquele ponto é o neutro.
Alguns eletricistas fazem este teste usando uma chave de fenda de prova (aquela que tem uma lâmpada neon internamente). Isto é aceitável, mas é preciso ter alguma experiência porque o teste pode não ser conclusivo. De qualquer forma, se você tiver alguma dúvida quanto ao procedimento, recomendo que consulte um profissional experiente, orientado-o no sentido de confirmar a suspeita relacionada à identificação daquilo que é fase e neutro. Ele saberá como proceder.
Eng. Neymard Silva
Proval que a sua rede trifasico é sistema delta onde tem o 4fase está fesee somente para motor ela com neutro mede 175v e mais fase 220
Porque ela oscila de 220 a 240