Para aumentar bitola do cabo, posso fazer emenda?

Boa tarde, gostaria de uma ajuda. Estou tendo problemas em minha casa com queda ou perda de tensão de energia, principalmente no chuveiro. Minha residência é padrão monofásica 127v. Me falaram que eu tenho que substituir o cabo principal que é de 10mm para o de 16mm, pois a distância do poste até a casa da mais de 30m e também tem emendas no cabo.

Porem minha dúvida está no poste onde é um cabo de 10mm rígido que vai um metro até a caixa de passagem próximo ao poste. A pergunta é: Posso emendar o cabo de 16mm direto nesse de 10mm rígido na caixa de passagem perto do poste ou devo chamar a Copel concessionária para ligar o cabo direto dentro do relógio do poste.

A distância da minha casa até o poste da uns 35m.

Para aumentar bitola do cabo, posso fazer emenda?

Boa tarde, gostaria de uma ajuda. Estou tendo problemas em minha casa com queda ou perda de tensão de energia, principalmente no chuveiro. Minha residência é padrão monofásica 127v. Me falaram que eu tenho que substituir o cabo principal que é de 10mm para o de 16mm, pois a distância do poste até a casa da mais de 30m e também tem emendas no cabo.

Porem minha dúvida está no poste onde é um cabo de 10mm rígido que vai um metro até a caixa de passagem próximo ao poste. A pergunta é: Posso emendar o cabo de 16mm direto nesse de 10mm rígido na caixa de passagem perto do poste ou devo chamar a Copel concessionária para ligar o cabo direto dentro do relógio do poste.

A distância da minha casa até o poste da uns 35m.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Jose Carlos Franchischetti
Jcf Intalaçao Eletrica (Marialva, Paraná) Jcf Intalaçao Eletrica - há 26 dias

Bom dia tudo bem escrevi mais o celular digitou outra coisa .tem que medir a dissipação devido esta com 30m padrão teria que ver se a copel tem 220v aonde vc mora trocar padrao p 63A sem emenda por que pode ocasionar fuga lembrete precisaria fazer levantamento de carga e a dissipação p ver se fio de 16 da certo e dijuntores

Responder
Marcos
Instaladora M.e (Paranavaí, Paraná) Instaladora M.e - há 30 dias

Boa tarde, voce pode trocar a rede 127 por cabo 10mm novo sem emendas ... Na emenda da caixa do padrão vc usa conector 16mm splitbold cobreado, na fase e no neutro. E voce pode trocar o disjuntor do padrao copel por um disjuntor DIN 2 x50 6kva que ja vai resolver seu problema . Se sua casa tiver quadro de distribuição levar o 10 mm ate o disjuntor geral do quadro se nao tiver faze a emenda na rede da sua casa com conectores splitbolt tbm 16mm

Responder
Henrique Entz
Seven Decoração E Reformas (São Bernardo do Campo, São Paulo) Seven Decoração E Reformas - há 30 dias

O ideal é verificar no concessionária da sua região, se existe a possibilidade de mudar sua entrada para 220V.

Chuveiro 127V consome mais energia, cabo tem que ser muito mais grosso e emendas não vão resolver seu problema.

Procure um sistema de boiler solar que pode te ajudar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região