Porque o contrapiso esta esfarelando?

Boa tarde! Construí a parte de cima daa minha casa e deixei no contrapiso mas ja pretendo ultilizar os cômodos sem o piso. Só esta no contrapiso mas está saindo algumas areias. Teria algum jeito de diminuir essas areinhas até eu colocar o piso?

Porque o contrapiso esta esfarelando?

Boa tarde! Construí a parte de cima daa minha casa e deixei no contrapiso mas ja pretendo ultilizar os cômodos sem o piso. Só esta no contrapiso mas está saindo algumas areias. Teria algum jeito de diminuir essas areinhas até eu colocar o piso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 4
Adelia Vieira
Adélia - Paisagismo, Reformas e Construções (Itaguaí, Rio de Janeiro) Adélia - Paisagismo, Reformas e Construções - há 6 anos

Bom dia! Bem o que acontece é que o responsavél da sua obra utilizou o traço seis por um, e isso nada tem haver com erro e sim com economia, muitos acabam fazendo dessa maneira para economizar, até porque o contra piso não foi feito para ficar transitando sobre ele independente do traço que foi usado, na verdade ele só deveria ser colocado com a certeza de que faria a colocação da cerâmica de imediato.

Espero ter ajudado

Responder
Alexandre de Medeiros Lemos

Foi usado um traço errado na massa. Pode até apodrecer com o tempo. Não aconselho a usar o ambiente, pois poderá danificar e ser irreversível o dano, necessitando uma reforma para substituição completa.

Responder
Altair silva de almeida
Reformas Em Geral (Jandira, São Paulo) Reformas Em Geral - há 6 anos

Eu acredito q n ouve erro nenhum, é q foi usado uma farofa seca pra poder sarrafiar melhor e n ficar ondulações,só q esse tipo de serviço n é propício ao trânsito era pra ser colocado o piso cerâmico ou porcelanato,agora pra piso ou trânsito sem piso ,tem q ser refeito,é simples,molhar a área varrer e nivelar com argamassa bem mole, quase uma nata,seria fina e cimento na proporção de3x1

Responder
AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Boa tarde Bianca. Num geral essa patologia demonstra um "traço" errado (combinação de materiais). Há solução para resolver, mas precisaria de maiores detalhes.

Espero ter ajudo. Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Tendo dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Essa especificação e indicações podem ser efetuados por meio digital - basta suas fotos e alguns detalhes.

Busque sempre uma empresa com CREA e CAU. Consulte-nos.

AB | Arquitetura Integrada.

Responder
Isaac Assayag
Assayag Engenharia - Obras E Reformas (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Assayag Engenharia - Obras E Reformas - há 6 anos

Boa tarde! Sou Isaac Assayag e Eng. Civil, pode ter ocorrido várias formas de mal uso da areia, 1º a areia pode não ter sido peneirada, muitas das vezes precisa passar pela peneira, 2º Foi usado um traço errado na massa, muita areia e pouco cimento. Não utilize o local ou não de continuidade no que pretendia fazer antes de refazer o que foi feito de maneira errada. Att.

Responder
Misael   dos Santos Silca
Ms Segurança Eletrônica E Manutenção Pc (Macaé, Rio de Janeiro) Ms Segurança Eletrônica E Manutenção Pc - há 6 anos

Foi usando pouco cimento na areia... E o mesmo não deve-se transitar, se quiser usar-lo sem um piso adequado, poderá optar por usar cimento queimado que existe no mercado em varias cores e é bem barato

Responder
Fábio Oliveira Da Silva
Frc Reformas E Construçoes (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Frc Reformas E Construçoes - há 6 anos

Olá Bianca!

Em alguns casos a quantidade de areia e cimento que foi adicionado para fazer o traço, foi certo, mas nem sempre é respeitado a medida da borda do balde, padiola ou carrinho de mão, por isso o contra piso fica fraco. Nesse caso é necessário retirar todo o contra piso e fazer um novo.

Responder
Pedro Lindomar Ozorio Pereira
Pts Serviço De Construção Civil Ltda Serviços De Reforma Pintura Construção (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Pts Serviço De Construção Civil Ltda Serviços De Reforma Pintura Construção - há 6 anos

boa noite o melhor e refazer todo contra piso porque quando colocar o piso pode ocorrer extufamento

Responder
Peterson Teixeira da Silva
Construir É Uma Arte Rj (Silva Jardim, Rio de Janeiro) Construir É Uma Arte Rj - há 6 anos

Verifique se o contra-piso teve aderência na laje, se não teve aderência ele está oco,será necessário refazer.

Se não estiver oco é possível sim regularizar a super fica.

Todas as vezes que vc transiar e vare vai soltar areia.

Responder
Carlos Alberto de Souza
Reforma E Construçao Civil Com As Chaves Na Mao (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Reforma E Construçao Civil Com As Chaves Na Mao - há 6 anos

Bo. Dia senhora são diversos fatores que ocorem cimento fora da validade arreia contaminada com sal o traço da massa errada muita agua .espero que tenha respondido e tirado suas duvidas tenha um bom dia

Responder
Cicero Sousa Andrade

Uabiente aonde vai colocar o contra pisso deve estar muito bem limpo depois.da uma aguada com Natã de cimento ai sim vem o contra pisso medida 3po1 nem mais nem nenos não pode ser tao forte nem fraco obra não aseita erro

Responder
Erlândio Da Silva Souza
Progressiva Construções Inteligentes (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Progressiva Construções Inteligentes - há 6 anos

Olá Bianca Alves!

O contrapiso é uma argamassa de regularização e nivelamento para assentamento de piso cerâmicos, não exigindo um alto Mpa, por isso tem poca resistência a tração (Ex. um simples arratar de sandálias ou atrito ao se passar uma vassoura). Quando o cliente deixa claro que não irá revesti-lo de imediato, é aconselhado adequar a proporção de materiais, a fim de resistir os esforços de ficção. Bom, uma solução para isso é fazer uma nata com cimento, e queimar (linguagem popular), fazendo uma película semi-lisa, que protegerá o contra piso, Em contra partida, quando for assentar o revestimento deverá fazer ranhuras no mesmo, a fim de garantir a fixação do piso, e aconselho usar argamassa AC3. Um abraço, e qualquer dúvida e esclarecimento você me encontra nas redes sociais.

Responder
Silvana Vieira Prates Silva

Bom dia!!!Porque o pedreiro errou na hora da mistura, provavelmente colocou uma quantidade maior do que deveria de areia. É necessário a colocação de um piso urgente, senão será necessário que retirar e fazer outro contra-piso.

Responder
MM Construções e Reformas
MM Construções e Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) MM Construções e Reformas - há 6 anos

bom o contrapiso está a baixo do q deveria porém para não perder vc deveria fazer a colocação da cerâmica pois o contrapôs e feito para regularização do piso para o acentamento da cerâmica e não para o trânsito sobre o mesmo