O que se pode fazer para corrigir contrapiso que esta esfarelando?

O piso ceramico de minha casa esta soltando (estufando) piso ceramico feito internamente (laje) e verificando as pecas que se soltaram, a argamassa esta toda na ceraminca e nao no contrapiso, se eu raspar com uma chave de fenda fica o rastro no contrapiso de areia solta, acredito que o contrapiso ficou fraco. O que se pode fazer para corrigir esta falha, se é que existe maneira sem arrancar o contrapiso

O que se pode fazer para corrigir contrapiso que esta esfarelando?

O piso ceramico de minha casa esta soltando (estufando) piso ceramico feito internamente (laje) e verificando as pecas que se soltaram, a argamassa esta toda na ceraminca e nao no contrapiso, se eu raspar com uma chave de fenda fica o rastro no contrapiso de areia solta, acredito que o contrapiso ficou fraco. O que se pode fazer para corrigir esta falha, se é que existe maneira sem arrancar o contrapiso

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Tiago Penha Braciak
Conceitus Empreiteira De Obras (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Conceitus Empreiteira De Obras - há 6 anos

Boa tarde, infelizmente não há reparo a ser feito, como diz meus colegas nas respostas anteriormente, solução é a remoção de todo piso, é provável que não feito corretamente, pois o que causa esse transtorno todo como que a laje se movimente por causar da vibração e também com variação de temperatura que é a dilatação térmicas acaba dando pequena pressão ocasionando o desprendimento das placas cerâmicas e por esse motivo tem está bem aderido ao contra piso, esfaleramento é normal, para esse tipo serviço há várias técnicas a ser feita para que não haja esse tipo de problema, tem que ser feito as seguintes etapas:

*tem lavar bem a laje para tirar toda poeira que ficam depositada, ainda mais que vivemos em um estado como muita poluição;

2: antes de fazer contrapiso tem fazer aditivo usando um aderente (Bianco) + cimento espalhando por toda laje;

3- logo em seguida fazer a massa do contra piso no traço de 7:1 que é a proporção ideal para contra piso, usando areia bem grossa, espalhe bem compactando no meio da massa ideal é colocar tela passarinheiro para evitar trincas, como laje sofre uma pequena dilatação térmica isso evitará que ocorra frissuras;

4- após término do contrapiso o ideal esperar que contrapiso cure no mínimo de sete dias, após fazer todos esse processo é assentar piso cerâmico com agamassa ACI 2 para piso externo e pronto resolverá teu problema.

Responder
Rodrigo Bordalo
Particular - há 6 anos

Caro Carlos,

Na verdade a expressão "massa fraca" por leigos e que a quantidade de cimento não foi pouca. E um erro! Na verdade pode ser a qualidade da areia que neste caso poderia ser muito fina. Para o contrapiso o ideal e a areia grossa. E a quantidade de cimento esta atrelada ao casamento com agua e o indice a/c (agua e cimento).

Quanto ao desplacamento da ceramica existe varias possibilidades

- Se as peças tiverem mais de 400 cm2 devem ter dupla colagem;

- Forma de preparo correto da argamassa com quantidade de agua;

- Tempo de cura de contrapiso que dev ser de 14 dias;

- Uso correto de desempenaderira dentada com dentes nas dimensões que a norma pede.

Se tiver no RJ. Podemos ajudar.

Obrigado.

Joao Evangelista Beranger de Souza

A solução correta e retirar o contrapiso existente completamente e fazer novo contrapiso, com a técnica adequada. De outra forma, o problema surgirá novamente no futuro, e o prejuízo será maior.

Responder
Luiz Eduardo
Les Soluções, Construções E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Les Soluções, Construções E Reformas - há 6 anos

Bom dia ,

A solução definitiva do seu problema só dará com a retirada de todo contra piso que foi feito de forma incorreta e refazer de forma correta com profissional qualificado que use os matérias nas proporções correta,

depois e só aguardar o tempo correto para instalar novamente o piso desejado

Responder
Jose Luiz de Almeida

só mesmo arrancando todo o côntrapiso e refazendo ,não vai adiantar fazer reforma ,futuramente vai ter problema e o prejuízo ainda sera maior,se foi para tirar infiltração eu recomendo o tecril, é varo mais resolve

Responder
Particular - há 6 anos

R: Geralmente isso acontece quando a argamassa esta fraca de cimento... nesses casos o ideal é fazer a retirada e refazer adequadamente;

A disposição;

Marco Luiz Carvalho Da Silva Carvalho

Bom dia amiga.eu diria que este piso foi executado sem nenhuma experiência profissional.primeiro que,a laje teria que ser rigorosamente limpa retirando toda a poeira, teria que molhar bem para melhorar a aderência do contra piso.aogora o melhor a ser feito, é remover todo contrapiso e refazer o serviço okei?um abraço eespero que tenho servido de ajuda.