É possível cortar paredes de um apartamento construído com placas de concreto?

Boa noite, comprei um apartamento que foi feito com placa de concreto, segundo o corretor não é possível derrubar as paredes, porém gostaria de saber se é possível fazer quebrar ou cortar uma parte da parede pra fazer uma porta!? Isso abalaria a estrutura de alguma forma!?

É possível cortar paredes de um apartamento construído com placas de concreto?

Boa noite, comprei um apartamento que foi feito com placa de concreto, segundo o corretor não é possível derrubar as paredes, porém gostaria de saber se é possível fazer quebrar ou cortar uma parte da parede pra fazer uma porta!? Isso abalaria a estrutura de alguma forma!?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 2
Palco Edificações
Palco Edificações (Belo Horizonte, Minas Gerais) Palco Edificações - há 7 anos

Boa noite.

O sistema construtivo ao qual seu apartamento faz parte se chama estrutura autoportante, o peso acima é dividido para ser suportado sobre as paredes, sem colunas e vigas. A construção autoportante pode ser em concreto armado, bloco cheio, tijolo e estrutura metálica. Em uma estrutura autoportante jamais se deve tirar paredes pois o peso é distribuído por todas elas. Você pode contratar um engenheiro para avaliar e assumir o risco, mas saiba que o risco existe sempre em uma construção deste tipo.

Responder
Diogo Alvarenga
Particular - há 7 anos

Wesley Alvenaria estrutural é um sistema em que as paredes são feitas por blocos de concreto ou atualmente toda de concreto armado que, além de vedar a casa, formam a estrutura da construção e suportam a carga do peso das próprias paredes, da laje, da cobertura e da ocupação (pessoas, móveis, objetos da casa). O seu apartamento pode ter sido construído assim. Se quiser, mesmo, derrubar alguma parede, peça a avaliação de um engenheiro.

Bruno Rebocho
Particular - há 6 anos

Se for placas de concreto dificilmente poderão ser alteradas, agora se a alvenaria for de bloco estrutural poderá ser feita, mas depois de visto o projeto, para analisar se naquele ponto não tem passagem estrutural da edificação, ex:(graute). Se o ponto em questão puder ser alterado, mesmo assim precisa fazer um reforço estrutural no local.

Consulte um profissional para essa análise.

Abraços amigo.

Eng. Daniel  de Godoy Costa
SEDE ENGENHARIA (Goiânia, Goiás) SEDE ENGENHARIA - há 7 anos

Olá Wesley. Mesmo em uma edificação construída em alvenaria estrutural, pode existir algumas paredes que não sejam estruturais, que sejam de vedação e estejam apenas apoiadas na laje.

Portanto você deve verificar no projeto estrutural se a parede que você deseja abrir a porta é uma delas. Caso seja é possível abrir o vão desejado. Caso não seja não se deve de forma alguma cortar ou quebrar parte da alvenaria estrutural.

Sendo assim é recomendado a contratação de um profissional especializado para tal verificação.

Abraço.

Responder
Roberto Torrecilhas
Mf Service (Jaguariúna, São Paulo) Mf Service - há 7 anos

Não é possivel ,pois todas paredes tem sua importância nesse tipo de construção , e a alteração em alguma delas pode acarretar sérios problemas na estrutura . Somente os documentos entregues para você pode determinar se existe algum ponto onde será possivel essa alteração.

Responder
J Roberto Nunes Assis

Weslei, não é possível fazer o que você quer, todas as paredes são estruturais.

Se esse apartamento que você recebeu um documento sobre isso. Veja a documentação recebida.

Um abraço

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região