Custos iniciais para tomar uma decisão inteligente

Bom dia,

Quando nos deparamos com a duvida de restauracao de um imovel ou demolicao e reconstrucao, quais sao os passos logicos? E quais as despesas envolvidas para se obter as informacoes necessarias e tomar a melhor decisao ? Em resumo quais sao os custos iniciais de 1. Inspecao da propriedade; 2. Desenho da planta (antiga verso nova); 3.Diagnosticos e estimativas de precos envolvidos. Tudo isto antes mesmo de decidir o que fazer?

Obrigada

Custos iniciais para tomar uma decisão inteligente

Bom dia,

Quando nos deparamos com a duvida de restauracao de um imovel ou demolicao e reconstrucao, quais sao os passos logicos? E quais as despesas envolvidas para se obter as informacoes necessarias e tomar a melhor decisao ? Em resumo quais sao os custos iniciais de 1. Inspecao da propriedade; 2. Desenho da planta (antiga verso nova); 3.Diagnosticos e estimativas de precos envolvidos. Tudo isto antes mesmo de decidir o que fazer?

Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 8
Lilian
Pilare Projetos (Sumaré, São Paulo) Pilare Projetos - há 7 anos

Olá, Conceição Minetti.

O primeiro passo é que seja feita uma vistoria no imóvel por um profissional especializado para melhor avaliar as condições do mesmo.

Para dar início à determinadas reformas e ampliações, o projeto tem a função de diretriz para o profissional que irá executá-la, seja ele pedreiro, engenheiro, mestre de obra ou construtora, pois o mesmo seguirá o projeto para que a obra saia conforme planejado.

O PROJETO, que deve ser feito por um Arquiteto ou Engenheiro, devidamente cadastrados em suas classes (CAU/CREA) pode ser elaborado para uma obra nova ou para um imóvel já construído (caso já possua uma planta aprovada da situação atual do imóvel, será lançado somente as alterações) e que não tenha os documentos legais. Além de ser o documento BASE da construção, o projeto também é indispensável para a regularização do imóvel.

Com relação ao custos, é possível que se faça um Cronograma Físico e Financeiro. Resultado de um planejamento, o cronograma expressa visualmente a programação das atividades que serão realizadas durante a construção. Ele mostra também, os valores que serão gastos ao longo do tempo e em cada uma dessas atividades.

Essa programação organizada permite que o construtor compre ou contrate materiais, mão de obra e equipamentos na hora certa. Se ele fizer isso depois do momento ideal, a obra atrasa. Se fizer antes do tempo, pode perder materiais no estoque ou pagar mão de obra e equipamentos que acabam ficando parados, sem trabalho.

Espero tê-la ajudado!

Me coloco à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Um abraço,

Lilian Alves

Pilare Projetos e Regularização de Imóveis

Responder
Harley Cardoso
HSE Projetos E Gerenciamentos (Santos, São Paulo) HSE Projetos E Gerenciamentos - há 7 anos

Boa tarde Sra. Conceição. Realmente para tomar a melhor decisão, o passo inicial é o profissional fazer uma visita ao imóvel, pois cada caso requer uma atenção diferenciada e consequentemente os valores seguem esse quesito. De qualquer forma, os itens comumente analisados previamente são: 1. Histórico do imóvel, ou seja, há plantas originais? A edificação sofreu muitas reformas ou intervenções desde a sua construção? Sabe ao certo a idade do imóvel? Ele está legalizado nos órgãos municipais ou outras esferas competentes? 2. Há a necessidade de levantamento da estrutura do imóvel, seja por inspeção visual ou por meio de plantas estruturais originais. Isso é importante pois pode inviabilizar demolições de paredes, por exemplo. Por vezes, implantar novas fundações também pode encarecer muito uma reforma devido ao conflito com a estrutura existente; 3. Há de se analisar qual tipo de reforma você tem em mente, pois pode ser que as leis vigentes não permitam certas alterações. Por vezes podemos não conseguir permissão para acréscimo de área ou, no caso de imóvel tombado, podemos nem ter permissão para nenhum tipo de alteração na edificação. 4. No caso de demolição total do imóvel existente, devemos atentar para a legislação vigente, quanto ao que é possível construir. Pois podemos nos deparar com uma legislação mais rigorosa que nos obrigue a ter recuos e afastamentos maiores do que o existente e com isso corre-se o risco de ter um imóvel NOVO menor do que o imóvel antigo. Ou seja, tudo depende da área do imóvel, tipo de intervenção e de outros fatores citados acima para que você, junto com um profissional possam tomar a melhor decisão. Espero ter ajudado, pleo menos um pouco. Caso prefira entre em contato conosco.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Conceição, bom dia!

Todas as respostas anteriores têm fundamento, só não te responderam sobre os custos, devido à complexidade que envolve este tipo de intervenção, que inicialmente deverá ter um Estudo Preliminar, onde serão analisadas todas as possibilidades, quer construtivas, quer legais. Sugiro contratar um Consultor para isso.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Gustavo Henrique
Bloco Dois Engenharia (Goiânia, Goiás) Bloco Dois Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Conceição, inicialmente é preciso saber o que você quer construir ou reformar, dessa forma o ideal é a contratação de um Arquiteto para poder te dar um norte e fazer um projeto de arquitetura, que pode constar nele (projeto arquitetônico, projeto executivo, projeto de demolir e construir, etc). A partir do projeto executivo é necessário que se faça alguns orçamentos para a execução do serviço, e então você irá escolher o que tiver melhor custo/benefício.

Nossa empresa atende Goiânia e região, temos equipe de construção e reforma, além de contarmos com Arquiteta parceira.

Obrigado pela atenção.

Responder
Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 7 anos

Bom dia Conceição.

Em relação a sua dúvida sobre seu imóvel, e necessário um visita para que seja assim positivo em lhe esclarecer o que deverá optar.

Somos uma equipe onde realizamos todos os trabalhos dos imóveis, localizados em SP e parte da Grande SP.

Caso for, poderemos agendar uma visita e assim nos esclarecer melhor suas necessidades.