"Desconfiança" em relação a Drywall para paredes externas e banheiros

Tenho alguma desconfiança em relação a Drywall para paredes externas e banheiros. Quais os materiais e cuidados especiais para este tipo de aplicação? Como garantir que as junções não vão apresentar infiltração, resultante de dilatações diferenciais entre duas paredes ou parede/piso?

"Desconfiança" em relação a Drywall para paredes externas e banheiros

Tenho alguma desconfiança em relação a Drywall para paredes externas e banheiros. Quais os materiais e cuidados especiais para este tipo de aplicação? Como garantir que as junções não vão apresentar infiltração, resultante de dilatações diferenciais entre duas paredes ou parede/piso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Flavio Dias
Green Solution Brazil Ltda (Recife, Pernambuco) Green Solution Brazil Ltda - há 9 anos

Boa noite, prezado Sr.Mário. As indicações do colega, Aníbal, são pertinentes e acertadas, pois, drywall é adequado para ambientes internos, quando não são usados com função estrutural (ou seja, não suportando peso, cargas em geral; ... devem ser apenas, divisórias entre ambientes). Já o Steel Frame ou Light Steel Frame (LSF) é o "primo forte" do drywall, ou seja, adequado para suportar esforços e intempéres. Esteticamente os dois se parecem muito, contudo, as metologias de uso são específicas para cada um. Abaixo, ilustro uma parede divisória, realizada com perfis de LSF e plaqueada com gesso cartonado, como no drywall. Abraço. Flávio Dias.

Responder
Aníbal Vieira Pereira
Particular - há 9 anos

Boa Noite.

Sr Mario, A sua "Desconfiança" em relação a Drywall para paredes externas e banheiros esta correta, para paredes externa poderá usa a placa cimenticia usada no Steel frame, e no banheiro usará a placa cimenticia ou a placa verde para umidade da placo. e as junções e feitas com massas apropriadas para as mesmas. Q

Espero ter ajudado.Algumas fotos para você.

Mario
Particular - há 9 anos

Obrigado pelas dicas, Patricia. Quando você se refere a rejuntes, está querendo dizer os rejuntes para cerâmica ou a massa a ser passada entre as placas de drywall? Qual o produto a ser usado para a impermeabilização? Tive problemas com infiltrações em alvenaria e cada profissional dava uma solução diferente. Parece-me que existe muito palpite e pouco conhecimento nesta área. Por isso é importante ter dicas com os nomes de produtos. E quanto a paredes externas, o cuidado é somente a impermeabilização?

Patricia Paula
Particular - há 9 anos

Ola! Mario,

Pór vezes ja usei paredes de DryWall em banheios, a knauff realmente é uma boa especificação, inclusivel uma das paredes do meu banheiro usei este material. pelo motivo de (tempo).

A dica, é usar uma argamassa que seja flexivel,e um bom rejunte acrílico ou a base de epoxi, tanto na parede quanto no piso, obviamente antes do assentamento impermeabilizar, piso e parede, mesmo usando as placas RU (são as verdes) especificas para areas molhadas.

Esta alternativa deve ser utilizada como solução, o DryWall nunca vai substituir uma parede de alvenaria. Quando recebe buchas sendo as especificas para gesso acartonado, não é eficiente, pois com o peso elas sedem, ex: parafusar, papeleiras, porta toalhas...., se não conseguir fazer de alvenaria e continuar com a opção do DrayWall, especificar no projeto onde vai acontecer a instalação de parafusos para o gesseiro colocar sarraffo, ajuda bastante.

Elizabeth Quintella
Elizabeth Quintella Arquitetura & Design (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Elizabeth Quintella Arquitetura & Design - há 9 anos

Bom dia, busque o material específico para o seu caso.Por exemplo, a knauff, especializada em dry wall, possue o Fiberock , mais resistencia a umdade, Durock mais resistente a impactos, o Aquapanel, para exterior, tipo fachadas. Todos dry wall, porém de composições diversas.Espero tê-lo ajudado.