Muda algo na parte elétrica ter 2 aparelhos de ar-condicionado?

Adiei por muito tempo a compra de um ar condicionado, pq minha ideia é instalar em 2 ambientes do apartamento, suíte e sala de estar. Achei q a única opção era o modelo multi split, onde uma condensadora suporta 2 ou mais evaporadoras. Porém esse eqpto é caro, na faixa de 4000 a 4500 os modelos mais simples. Meu condomínio permite instalar a condensadora em apenas um local específico da sacada. Mas um vizinho aqui do condomínio disse que tem uma condensadora desse modelo da foto (barril), e que pretende instalar um segundo igual, pra atender outro ambiente, ficando os 2 eqptos no mesmo espaço da sacada. O prédio, em princípio, já prevê instalação de ar condicionado, mas muda algo em relação à parte elétrica o fato de ter 2 aparelhos? E tb antes de colocar o forro de gesso, já pedi pra passar a infra do ar condicionado, prevendo a instalação futura, mas na época falei para a empresa que seria modelo multi split. A infra é igual tanto pra multi split como para eqptos separados?

Muda algo na parte elétrica ter 2 aparelhos de ar-condicionado?

Adiei por muito tempo a compra de um ar condicionado, pq minha ideia é instalar em 2 ambientes do apartamento, suíte e sala de estar. Achei q a única opção era o modelo multi split, onde uma condensadora suporta 2 ou mais evaporadoras. Porém esse eqpto é caro, na faixa de 4000 a 4500 os modelos mais simples. Meu condomínio permite instalar a condensadora em apenas um local específico da sacada. Mas um vizinho aqui do condomínio disse que tem uma condensadora desse modelo da foto (barril), e que pretende instalar um segundo igual, pra atender outro ambiente, ficando os 2 eqptos no mesmo espaço da sacada. O prédio, em princípio, já prevê instalação de ar condicionado, mas muda algo em relação à parte elétrica o fato de ter 2 aparelhos? E tb antes de colocar o forro de gesso, já pedi pra passar a infra do ar condicionado, prevendo a instalação futura, mas na época falei para a empresa que seria modelo multi split. A infra é igual tanto pra multi split como para eqptos separados?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 13
Roberto Carlos Jeronymo
Rcj Elétrica (Sumaré, São Paulo) Rcj Elétrica - há 3 anos

Meu caro, o projeto elétrico de um prédio é dimensionado para uma determinada capacidade. Não pode sair instalando novas cargas (ar condicionado) se não observar o projeto. O risco de ocorrer um curto circuito e incêndio é grande.

Deve-se observar e cumprir o que esta no projeto.

Responder
Particular - há 3 anos

R: A parte eletrica deverá ser individual dos equipamentos, mas poderá usar uma condensado para as duas evaporadoras

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Alessandro
Particular - há 3 anos

Ao adquirir um equipamento sofisticado, com consumo maior, é necessário verificar a alimentação, ou seja, os cabos e os disjuntores. Uma instalação superdimensionada pode acarretar em queima de equipamentos, dependendo do local pode ocorrer incidência de fumaça vinda dos cabos que se aquecem, causando danos respiratórios e podendo causar incêndios. O mais correto é verificar a seção dos cabos para determinada carga térmica.

Carlos Fernando Mendonca
Vlk Instalações (Guarulhos, São Paulo) Vlk Instalações - há 3 anos

Neste caso Terá que dimensior p circuito para máquina de acordo com o que o fabricante pede se e um multi split ou inverter será colocado as evaporadora piso teto o Will wall não sei com e sistema do multi split e. Gás com. Placas que dimensiona o ar para devido seus lugares onde vai ser instalado as evaporadora e um dado importante pois onde a muita troca de calor exige muito mais da máquina a a baixa temperatura faz com que a máquina trabalhe e mais aí vem o maior consumo de energia por isto td tem que ser avaliado

Responder
Vanderlan Souza
Ezaki Ar Condicionado (Osasco, São Paulo) Ezaki Ar Condicionado - há 3 anos

Bom dia!

Com relação a energia elétrica, o equipamento mais adequado pra apto é o INVERTER, faz com que a capacidade de energia não seja comprometida. Claro, com alimentação individuais: disjuntores e fiação compatível a potência do equipamento.

As tubulações já existentes precisa ser compatível com as saídas de sucção e descarga de acordo com a capacidade térmica do equipamento.

Espero ter ajudado.

Att,

Ezaki Ar Condicionado.

Responder
Breno Farias
Fb Rebaixamento (Pindamonhangaba, São Paulo) Fb Rebaixamento - há 3 anos

Ola,bom dia...com relação a elétrica ,seria bom ter o ponto elétrico de 220 para cada um,e um disjuntor para cada um.Com relação a infra ,que já está passada pode instalar o ar individual,porque a diferença do multi,e a condensadora,então a infra e normal.Pode instalar os seus 2 ar-condicionado.

Responder
Israel Fernandes do Nascimento

Bom dia

O que muda, é que com a instalação dos aparelhos de ar condicionado, aumenta a carga instalada, é preciso avaliar a instalação para ver se é compatível, lembrando que estes tipos de aparelhos precisam que circuitos independentes vindos do quadro de disjuntores.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região