Duvidas sobre o tamanho do predio

Boa tarde?tenho um terreno com uma casa antiga no centro da cidade e pretendo demolir para a construção de um predio comercial, seria um centro integrado de medicina com varias especialidades. O terreno tem 11, 5 de frente e 30, 5 de fundo. Em um terreno assim, quantos andares eu poderia levantar?já entrei com pedido de viabilidade na prefeitura, mas ainda não saiu.

Obrigada.

Duvidas sobre o tamanho do predio

Boa tarde?tenho um terreno com uma casa antiga no centro da cidade e pretendo demolir para a construção de um predio comercial, seria um centro integrado de medicina com varias especialidades. O terreno tem 11, 5 de frente e 30, 5 de fundo. Em um terreno assim, quantos andares eu poderia levantar?já entrei com pedido de viabilidade na prefeitura, mas ainda não saiu.

Obrigada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Claudio Vampré
Palfer Marcenaria Ltda (Santo André, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 9 anos

Para saber o que pode e o que não pode ser construído num dado terreno, você precisa ver primeiro, três coisas. (além do tamanho, é claro)

Qual é a taxa de ocupação: ou seja: se eu posso construir metade do terreno e o resto deixo desocupado, só com quintal e jardim, por ex. Se posso construir nele todo, (muito difícil te liberarem isso) se naquela região posso só construir 20% do terreno, 40%, etc. É a lei qu regula aquela área que decide.

Qual é o seu aproveitamento. Você pode ter 300m² de terreno e construir 600 m² de área, desce que seja em 4 pavimentos de 150m² porque você tem que deixar metade daquele terreno vazio, para estacionamento, jardim, etc. Area livre.

E ver que tipo de estabelecimento a Prefeitura permite você construir naquele local. Pode ser que a taxa de ocupação e aproveitamento do seu terreno sejam ótimas, mas a Prefeitura não permita abrir uma clínica médica lá, pelos mais variados motivos. A área pode ser estritamente residencial, por exemplo.

Tudo isso tem que ser levado em conta. Mas, o principal você já fez. Consultou a Prefeitura da sua Cidade.

Responder
Brunaliza
Brunaliza Almeida Firmino (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Brunaliza Almeida Firmino - há 9 anos

Olá Elisiani, boa tarde.

O primeiro passo você já fez que foi solicitar viabilidade junto à Prefeitura local. Nesse documento sairá se o seu imóvel permite a atividade comercial e das restrições relativas a construção. Muitas vezes a atividade desejada não é permitida devido ao zoneamento, classificação viária entre outros fatores.

Quando tiver com a viabilidade em mãos, sugiro contratar profissional habilitado e inscrito na Prefeitura para auxiliá-lo.

Abraço.

Brunaliza

Responder
GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Elisiani,

Você deve solicitar as informações básicas junto a prefeitura para determinar o que pode ser construído. Tem que verificar sobre a situação da casa pois dependendo da cidade eles não deixam demolir e mandam restaurar a casa por se tratar de pratimônio histórico

Atenciosamente,

Márcio Horta Melo

Eng. Civil e Diretor Técnico

Sieg Engenharia Ltda

Responder
Claudia Mota
Ateliê Urbano Arquitetura e Urbanismo (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Ateliê Urbano Arquitetura e Urbanismo - há 9 anos

Boa tarde Elisiani.

O potencial construtivo de um terreno varia de acordo com a legislação de cada município. Se informar na prefeitura é o primeiro passo para descobrir o que você consegue fazer na área disponível.

De pois disso o ideal é que você contrate um bom profissional que o auxilie com o projeto seguindo as diretrizes do código de obras da sua cidade.

Abraço.

Claudia Mota

Responder
Jan Frankovsky
Frankovsky Consultoria Em Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Frankovsky Consultoria Em Engenharia - há 9 anos

Bom dia elisiani!

O primeiro passo é de fato, verificar junto à prefeitura se no zoneamento onde encontra-se sua edificação, permite a construção de tantos pavimentos quanto os previstos em seu projeto.

Normalmente o código de obras de cada cidade informa este tipo de detalhamento. Procure se informar junto ao órgão fiscalizador de obras de seu município.

Att.,

andré furtado

engº civil

lare engenharia

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região