Quando retiramos um piso de taco é necessário nivelar depois?

Meu apt. tem cerca de 40 m² de piso com tacos muito antigos, colados com piche que esta se esfarelando e o rejunte também está se desfazendo. Gostaria de saber se preciso nivelar o piso depois de retirados os tacos e quanto tempo pode levar para a conclusão do serviço.

Quando retiramos um piso de taco é necessário nivelar depois?

Meu apt. tem cerca de 40 m² de piso com tacos muito antigos, colados com piche que esta se esfarelando e o rejunte também está se desfazendo. Gostaria de saber se preciso nivelar o piso depois de retirados os tacos e quanto tempo pode levar para a conclusão do serviço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

46 Respostas

Respostas úteis 2
Marco Antonio
Construmarc Construções E Reformas (Magé, Rio de Janeiro) Construmarc Construções E Reformas - há 7 anos

Boa noite Marta,

Marta é necessário remover o contrapiso somente se ele estiver fraco, e se estiver dissolvendo quando for retirado os tacos ocasionando desnivelamento da base.

Mas ao retirar o taco se o contrapiso se apresentar firme pelo menos 80% da área a ser revestida,então é possível fazer alguns reparos na base que deixando a superfície em nível e quanto ao pixe aplicar um chapiscofix com bianco e estará pronto a base para receber o novo piso.

Caso precise de assesoramento ou profissional entre em contato

Responder
Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

Marta, provavelmente sim, pois a espessura do taco e bem superior aos revestimentos cerâmicos e porcelanato, A não regularização ocasião um desnível no piso podendo ocasionar dentes ou ressaltos. Para maiores informações entre em contato

Responder
Néder
Particular - há 6 anos

Alem de retirada dos pisos para recolocar ceramica, deve-se nivelar, fazer um contra piso de areia com cimento e só ai assentar as ceramica em cima de argamassa já comprada preparada só dando o ponto de massa para aplicação com agua, e o resto é moleza.

Dora
Particular - há 7 anos

Olá Sra. Marta, eu penso que o 1º passo, e isto irá definir os próximos, é solicitar uma avaliação de uma empresa especializada em restauração de pisos de madeira, eles vão te dizer se é possível a restauração ou não. Sendo possível vc permanece com um piso lindo e nobre...

Elson R. Custódio
E.r.c. Pinturas E Reformas/ S.o.s.residencias (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) E.r.c. Pinturas E Reformas/ S.o.s.residencias - há 7 anos

Sim!

Mesmo q esteja nivelado(o q é pouco provável,os resíduos de reentrâncias de massa nos cantos e do cimento dos próprio tacos q foram retirados,ficaram acima do nível do chão!

P tirar maior dúvidas,terei o maior prazer em atende-lo,

Atenciosamente,

Elson Custódio,da E.R.C, Pinturas e Reformas e S.O.S. Residências.

TRABALHANDO SOLUÇÕES!!!

Responder
Alessandro / Dyana
Real Reformas Em Grande Estilo (Itaboraí, Rio de Janeiro) Real Reformas Em Grande Estilo - há 7 anos

Sem dúvidas Sra. Marta! Ao remover os tacos ficará com a superfície irregular havendo a necessidade de fazer um contrapiso, só após essa regularização fica recomendada a recolocação de um novo revestimento. Faça contato conosco e teremos o imenso prazer em ajudá-la

Responder
Cícero Gomes Ribeiro Junior

Sim, geralmente quando se retira pisos de tacos quase sempre será necessário nivelar e refazer o contrapiso. Se os tacos não estiverem se desfazendo ou podres, pode optar por colocar o piso cerâmico por cima deles, o que fica bem mais econômico, rápido e com mínimo de sujeira mesmo tendo que mexer nas portas, caso necessário. A retirada gera entulho, poeira, sujeira e canteiro de obra com cimentado dentro do ambiente,. Já a colagem do porcelanato por cima, no máximo alguns tacos retirados que estiverem soltos para recolar, sem sujeira, sem poeira e com prazo bem menor e de custo bem compensador de mão de obra.

Responder
Marta
Particular - há 7 anos

Obrigada Sr Cícero, mas a minha intenção é colocar piso laminado de madeira. Mas pelas respostas já estou considerando continuar com os tacos, apenas fazendo uma manutenção: colar os que estão soltos, raspar, calafetação e sinteco. Boa tarde.

Rafael Carvalho

Olá, este serviço é muito comum neste material de taco, começa soltar e fica perigoso para os moradores podendo tropeçar e cair.

O serviço certo é retirar todo taco, o contrapiso velho e depois refazer o contrapiso com nivelamento para o tipo de piso preferido pela senhora.

Prazo para o serviço até 5 dias, se precisar de um profissional para o serviço é só entrar em contato.

Responder
Cátia  Cristina
Costa cooperativa (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Costa cooperativa - há 7 anos

Bom dia . Entendemos que, após retirada dos tacos antigos, será necessário sim, preparar novamente o chão, até para ficar completamente nivelado, ter maior aderência. Mesmo sendo para colocação de novos tacos, pisos ou porcelanatos. Melhor fazer uma vez certo, do que precisar consertar um erro. Até porque nossos serviços tem garantia e para isso, precisamos apresentar e entregar ao Cliente, um serviço perfeito e especializado. O ideal entre preparar o chão e colocação de pisos ou até mesmo tacos novamente, nessa medida, seriam de 02 dias úteis. Abs. Cátia Azevedo - Costa Cooperativa.

Responder
Marco Antônio Lucif Vieira
Marco Reformas E Construções (Niterói, Rio de Janeiro) Marco Reformas E Construções - há 7 anos

Existem vários tipos de pisos laminados com suas respectivas formas de colocação. Apenas o instalador poderá determinar as necessidades de preparação do contra piso visto que no serviço dele deverá estar incluído a garantia da instalação.

Responder
Luiz Fernando

Sra. Marta, a senhora terá que fazer o contra piso. Pois sem isto não conseguirá um bom nivelamento. Mas especificamente no seu caso, por existir o betume utilizado para colocar o taco. A senhora terá que limpar bem e macaricar com fogo para dissolver este betume. Caso não faça isto. No futuro o contra piso que a

senhora vier a colocar se soltará. Pois o betume continuará se dissolvendo.

Responder
Marta
Particular - há 7 anos

Obrigada Sr. Luiz Fernando, o sr foi o único que prestou atenção à minha pergunta. Então aquela coisa preta que está colada nos tacos é betume? Mas se eu não quiser tirar os tacos e apenas quiser colar os que estão soltos e refazer a calafetação, é possível,ou vou ter problemas mais tarde? Obrigada mais uma vez.

Edivan Oliveira
Oliveiras Ltda (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Oliveiras Ltda - há 7 anos

Boa tarde Sra Marta após a retirada do piso e necessário o nivelamento do espaço a ser trabalhado, pois de acordo com o material que irá substituir o anterior, pode ser feito com farofa de cimento ou nata de cimento, qualquer dúvida estaremos a disposição para esclarecimentos.

2 fotos
Responder
Paulo Cesar Figueiredo Rocha

ola sra. marta.com certeza a sra. terá que nivelar todo o contrapizo, após retirada de todo o taco.Fazer uma boa vistoria em toda a area para saber de o atual contra-pizo não ficará oco.após retirada.A colocação de um bom contra-pizo evitará que tenha surpresas no futuro,e para que o trabalho fique com uma boa qualidade final.Um bom proficional certamente fará este trabalho entre quatro e cinco dias..obs:(dependendo das condições de acesso ao local).contato para visita ao local ,sem compromisso.

Responder
Joao Evangelista Beranger de Souza

Após a retirada dos tacos, certamente haverá necessidade de remoção do contrapiso existente e execução de novo contrapiso com massa de areia e cimento, antes de aplicar a cerâmica ou porcelanato. A duração do serviço é estimada em uma semana, incluindo a retirada do entulho.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 7 anos

PREZADA , CASO VC QUEIRA USAR PISOS CERÂMICOS , PORCELANATO , TABUA CORRIDA E ETC. TERÁ QUE DEMOLIR O CONTRA PISO TODO POIS A FIXAÇÃO DE TACOS DE MADEIRA SE DA COM CONTRAPISO DE BARRO COM CIMENTO E NOS DEMAIS PISOS SÃO DE MASSA DE AREIA E CIMENTO . A ALTURA MÉDIA DE CONTRAPISO A SER DEMOLIDO E POSTERIORMENTE CONSTRUÍDO VARIA DE 5 A 7 CM CONSIDERE NO SEU ORÇAMENTO NÃO SÓ A DEMOLIÇÃO COMO O BOTA FORA.DO ENTULHO..........CASO VC QUEIRA COLOCAR UM NOVO TACO SEU CUSTO SERA MENOR POIS SERA NECESSÁRIO APENAS PASSAR UMA ESMERILADEIRA MANUAL NO CONTRAPISO EXISTENTE PARA RETIRAR AS REBARBAS QUE FICARAM PRESAS NO CONTRAPISO DO REJUNTE ENTRE OS TACOS ANTIGOS . ESPERO TER AJUDADA ABS

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 7 anos

PREZADA , CASO VC QUEIRA USAR PISOS CERÂMICOS , PORCELANATO , TABUA CORRIDA E ETC. TERÁ QUE DEMOLIR O CONTRA PISO TODO POIS A FIXAÇÃO DE TACOS DE MADEIRA SE DA COM CONTRAPISO DE BARRO COM CIMENTO E NOS DEMAIS PISOS SÃO DE MASSA DE AREIA E CIMENTO . A ALTURA MÉDIA DE CONTRAPISO A SER DEMOLIDO E POSTERIORMENTE CONSTRUIDO VARIA DE 5 A 7 CM CONSIDERE NO SEU ORÇAMENTO NÃO SÓ A DEMOLIÇÃO COMO O BOTA FORA.CASO VC QUEIRA COLOCAR UM NOVO TACO SEU CUSTO SERA MENOR POIS SERA NECESSARIO APENAS PASSAR UMA ESMERILADEIRA MANUAL PARA RETIRAR AS REBARBAS QUE FICARAM PRESAS NO CONTRAPISO DO REJUNTE ENTRE OS TACOS ANTIGOS . ESPERO TER AJUDADA ABS

Responder
Glaucio Castilho
Universo Serviços Técnicos Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Universo Serviços Técnicos Ltda - há 7 anos

Sim , ha necessidade de executar um nivelamento , as vezes sem necessidade de retirar totalmente a argamassa onde o piso do taco foi assentado.O profissional deve verificar se este esta esfarelando, caso positivo deve ser retirado totalmente

Responder
R silva reforma e construcao

Bom dia marta sim nesse caso se faz necessário o contra piso para regularizar as imperfeições mas é necessário também avaliar a necessidade de retirar todo o contrapiso antigo mas somente com uma visita ao local para uma avaliação precisa assim como a estimar um prazo para o serviço.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Marta, bom dia!

Com certeza, primeiro para nivelar, pois qualquer piso que você deseja para substituir o taco terá espessura inferior a este; segundo para que haja melhor aderência do piso novo ao contrapiso. Quanto ao tempo de execução depende do profissional e do material a ser colocado, mas acredito que um profissional com ajudante não leva mais do que 05 (cinco) dias.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Marta
Particular - há 7 anos

Obrigada, Sr.Waldemir. A minha idéia é colocar piso laminado, mas gostaria de saber se o nivelamento é com cimento não precisa esperar a cura para só então colocar o piso definitivo? Esse prazo que o senhor deu leva isso em conta? Agradeço desde já o esclarecimento, para que eu possa me programar.